LEDO ENGANO

LEDO ENGANO

A teoria do conhecimento no seu todo se realiza como reflexão do entendimento e baseia-se num pressuposto fundamental: o de que somos seres racionais conscientes. O que se entende por consciência? A capacidade humana para conhecer, para saber que conhece e para saber o que sabe que conhece. A consciência é um conhecimento das coisas e de si, e um conhecimento desse conhecimento, reflexão. Pode parecer estranho ou despropositado, pelo menos à primeira vista, o fato de certas afirmações, encontradas em obras de Psicologia, Sociologia ou Direito, coincidirem com expressões espíritas, neste ou naquele ponto, embora sejam diferentes os contextos. Mas o pensamento espírita, inegavelmente, entra em diversos domínios do conhecimento humano, ainda que nem todos os críticos e bibliófilos demonstrem interesse por este tipo de verificação. Para muitos homens de estudos, entre os quais podemos incluir figuras famosas, como Yan Stevenson, Brian Weiss, Alexander Asakof, Vitor Hugo, Platão, Sócrates figuras que estudaram afinco a espiritualidade e suas conotações, e alguns deles, mais recentes como José Herculano Pires, Francisco Cândido Xavier, Bezerra de Menezes, Divaldo Pereira Franco não ficam somente nas consultas, e anotações de gabinete, pois, também, fizeram pesquisas. Mostram para os céticos que costumam dizer sem nada entender de que o Espiritismo é apenas matéria de fé ou, quando muito, algo de metafísico, sem consistência nem objetividade. Em suma, segundo esse entendimento, que ainda é muito coerente, a Doutrina espírita cuida apenas do “mundo dos mortos”, inteiramente fora da realidade humana. É um engano, redondo engano. Mas a distorção tomou corpo e transformou-se em motivo de preconceito intelectual, como se o Espiritismo não tivesse, realmente, um aspecto cultural, religioso e científico.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 26/05/2007
Código do texto: T502113
Classificação de conteúdo: seguro