E AÍ, VOCÊ CURTE?

Eu sempre fiquei me perguntando por que (razão) algumas pessoas, ao postarem uma foto de um acidente, de uma pessoa em triste situação, disparam isto: “Se fosse uma sacanagem, todo mundo curtiria”; “teria um milhão de curtidas”.

Já faz algum tempo que eu me deparo com coisas assim. Hoje, porém, ao acessar o Facebook, outra conta que eu tenho (que não é a minha página verdadeira, não é onde eu faço publicações), eu vi uma foto de uma pessoa transpassada por uma faca, um pedaço de pau (eu não recordo bem o que era, pois eu logo cliquei na opção em que se opta por não ver aquilo do qual não se gosta). Eu não curti. A pessoa que fez a postagem reclamava mais ou menos assim: “Se fosse sacanagem teria um milhão de curtidas”.

Parece-me que a sociedade em que vivemos quer nos obrigar a fazer certas coisas. Agora, muitas pessoas querem nos obrigar a curtir o que elas postam ou publicam na internet. Existe uma busca desenfreada por curtidas. A nossa sociedade é a sociedade da imposição disfarçada.

Todo homem e mulher que se dispõem a abraçar o pensamento filosófico não se conformam com o conhecimento que imaginam possuir. Ora, podemos nos enganar a respeito do que pensamos saber. Por isso, eu fui logo aos dicionários mais atualizados e ao Google saber o que significa a opção “curtir”, mesmo eu já sabendo, pois eu queria confirmar esse conhecimento. A palavra “curtir” é polissêmica (tem vários significados, pode ser usada com vários sentidos). No entanto, o sentido usado neste texto é este: “Gostar muito de uma pessoa ou coisa”. Encontramos esse significado nos dicionários. Quando alguém curte alguma coisa significa que esse alguém gosta dessa coisa. Mas, a palavra “curtir”, além dos outros sentidos, significa “padecer, sofrer, suportar”. Neste caso, podemos curtir uma doença, ou seja, podemos suportar, sofrer, padecer.

No Google, eu encontrei isto: “Clicar em Curtir dentro de algo que você ou um amigo publica no Facebook é um modo fácil de dizer a essa pessoa que você gostou, sem deixar comentários”. Sendo assim, eu pergunto: por que muitas pessoas curtem uma faca ou um pedaço de pau transpassando alguém? Por que muitas pessoas curtem tragédias? Por que muitas pessoas curtem uma foto de alguém morto? Não seria melhor comentar? Um comentário não seria o adequado para quem deseja manifestar algum sentimento?

Todo professor que se preza tem a obrigação de pesquisar, para não falar bobagem, ainda que ninguém esteja livre de dizer bobagem. Por isso, eu pesquisei mais, busquei mais. No Google, eu encontrei 20 significados para uma curtida. Existem: 1. Curtida de tia; 2. Curtida de apoio moral; 3. Curtida “sem esforço”; 4. Curtida de mãe; 5. Curtida de amigo sumido; 6. Curtida de ídolo; 7. Curtida econômica; 8. Curtida invejosa; 9. Curtida com tag mental; 10. Curtida cônjuge; 11. Curtida coxinha; 12. Curtida “eu também”; 13. Curtida antipática; 14. Curtida devolvida; 15. Curtida de encerrar discussão; 16. Curtida irônica; 17. Curtida “vai com as outras”; 18. Curtida “meus pêsames”; 19. Curtida acidental: 20. Curtida por obrigação.

Parece-me que a explicação para as pessoas curtirem tragédias, mortes ou outra coisa parecida, está na curtida de número 18, que diz: “É quando uma pessoa conta alguma desgraça do tipo: parente que morreu, ou gente que quebrou o braço, ou foi assaltada e você vai lá e curte pra se mostrar sensibilizado, mas se sente estranho curtindo aquilo porque parece que você está curtindo a própria tragédia descrita”. Realmente, eu me sentiria muito mais estranho, se eu curtisse alguma tragédia ou morte de alguém. Novamente, repito o questionamento: nestes casos, não seria melhor deixar um comentário? Comentar não seria a forma elegante de manifestar os sentimentos a respeito de uma morte, tragédia ou coisa semelhante?

Eu prefiro curtir somente quando eu gosto daquilo que eu vejo. Eu, por exemplo, curto muito as músicas de Zé Ramalho; Roberta Miranda; José Augusto; Padre Zezinho; Gabriel, O Pensador; Chrystian e Rauf; Daniel; Raul Seixas; Martinho da Vila; Lenine; Roupa Nova; Legião Urbana; Titãs; Sandra de Sá; Shakira, Roberto Carlos (só as músicas dele rs), Milton Nascimento, Ney Matogrosso, entre outras canções.

Eu curto um bom livro; curto o Sol; curto a Lua; curto as estrelas; curto o mar; curto a Filosofia, a Psicologia, a Antropologia, a Língua Portuguesa, o estudo da história, a Matemática, a Poesia. Eu curto o meu encontro comigo mesmo, com as pessoas de bem e com Deus. Eu curto a fé em Cristo. Eu curto a vida, e não a morte. Quando a minha morte vier, ela será curtida (sofrida, padecida rs) e aceita.

Num comentário ao texto (que não é meu) sobre os 20 significados de uma curtida, uma leitora disse que o escritor (pedagogo) esqueceu este sentido: “Tô te querendo”. Este significado é muito bom rsrs.

Se você gostou deste texto, você pode curtir. Porém, saiba que não é obrigatório. Mas, se você curtir, eu receberei a sua curtida com muito carinho e respeito.

Se preferir, pode comentar ou compartilhar. Aqui, tudo é livre e espontâneo. Se não gostar, você tem o direito também de não gostar.

É isso!

Um cordial abraço!

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 01/11/2014
Código do texto: T5019826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.