HALLOWEEN E SACI
HALLOWEEN E SACI
Pois é, amanhã é dia do Halloween, aqui conhecido também como Dia das Bruxas, festa de origem bretã e galesa e que os Estados Unidos popularizaram. Em muitos locais e escolas vemos decorações características, principalmente imagens de bruxas e abóboras estilizadas.
Muito bem, aplausos a grande festa que nada tem a ver com nossa cultura, e mostra o quanto somos ignorantes, por não dar valor algum a personagens de nosso folclore.
Por que ? Coincidentemente amanhã, é dia do Saci Pererê, e aí eu pergunto, você sabia que amanhã é Dia do Saci, viu em alguma escola ou logradouro público alguma menção ao personagem. Diz o mito envolvendo o Saci que ele se movimenta rapidamente em moinhos de vento, para aprisioná-lo é necessário jogar sobre ele um peneira ou um
rosário bento, em seguida tirar seu gorro e prendê-lo numa garrafa. Feito isso ele irá obedecer quem o aprisionou e atenderá um pedido. O primeiro escritor a retratar o personagem folclórico foi Monteiro Lobato nas histórias do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Coitado do Saci, está aprisionado a tanto tempo que o povo brasileiro resolveu trocá-lo por uma abóbora, e eu aqui fico pensando, no quanto uma bruxa, vinda do Norte, através de alguma poção maléfica fez deste povo brasileiro, alienados, que dão valor há algo que nada tem a ver consigo e esquecem aprisionada. numa embalagem qualquer. a sua cultura e consequente cidadania.
Write from Taubaté City, state of Saint Paul, Unites States of Brazil.
SORRY