DESASSOMBRO DO PAPA FRANCISCO.

“Só atualmente sabemos que o universo tem quatorze bilhões de anos. Cem anos atrás não se sabia nem mesmo a idade do planeta. Neste passo não se pode afirmar o que veio antes do discutido Big Bang. A existência da explosão do Big Bang continua aguardando uma certeza do que surgiu antes. Nisso freia o limite da ciência. As teorias da origem do Big Bang para a teologia são profundas. Para as tradições da fé, de acordo com as quais o universo foi criado por Deus a partir do nada (ex nihilo), eis um resultado dramático. É possível afirmar um acontecimento de impacto como o Big Bang se adequar na conceituação de um milagre?”

Manifestei esse credo de minha convicção em uma das muitas crônicas que aqui declino.

O corajoso e independente Papa Francisco vem de afirmar que o big bang não contradiz o criacionismo, mas o confirma. Responde afirmativamente ao meu questionamento, claramente, com desassombro, Papa Francisco.

Deus, o Primeiro Movimento fez surgir a criação. Há um movimento PRIMEIRO que a ciência não pode recusar nem recusa, como causa exclusiva da criação, não importa sua fenomenologia. Há um Primeiro Movimento, sem o qual os outros inexistiriam, ratifica a física.

Se nada se pode provar a favor da existência de Deus através da razão, da ciência, nada também se prova em sentido contrário.

É preciso que se saiba que religião e ciência não são incompatíveis e podem se ajustar. Se completam.

Ciência é investigação da natureza, do mundo natural. Deus é de outro espaço de abordagem e questionamento. Não pertence à natureza, antes a criou segundo dogmas, está fora do mundo natural, criador e criatura são elementos de ordem diversa.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 28/10/2014
Reeditado em 04/11/2014
Código do texto: T5015339
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.