NORDESTINO, CAIPIRA, SERTANEJO, E DAÍ?

Por que perder tempo com paulista se por causa do Lula e da Dilma posso pegar um avião, fazer um pacote de viagem e ir a Buenos Aires, aos USA, ou mesmo a Itália? Caso queira e seja do meu interesse, posso ser universitário, deixar de ser pião e ser médico, advogado, engenheiro ou mesmo cientista! Concorrer a uma bolsa e através do ciências sem fronteira, posso conhecer novas culturas, aprender outro idioma, ser pluri ou multicultural...

Quer saber? Daqui da terra do povo que só como farinha com rapadura, o Brasil já conheceu Jorge Amado, diferente de tantos paulista vendedores de livro de autoajuda ou romance pastelão, o Jorge amado apresentou a Bahia ao mundo e hoje é traduzido para mais de quarenta países, antes dele, já tivemos o José de Alencar, o José Américo de Almeida, a grande Raquel de Queiroz... A Clarice Lispecto se criou no nordeste, tinha alma pernambucana e mais tarde do nordeste para o Brasil e para o mundo foi o Ferreira Goulart.

Preocupar-me com grosseria de paulistano que hoje vive na seca? Sobrevivem a base de pingos de água e hoje é o que é a custa de mão de obra barata e escrava do povo nordestino? Um povo dono da verdade e presa a verdade tucana por mais de vinte anos, faz-me rir! Ficar irritado com nordestinos com alma mesquinha de pequeno burguês frustrado? Não vale a pena, não vale mesmo!

Os governos de São Paulo e Minas, a velha política do café com leite, quem não se lembra? Talvez os paulistas não se lembrem porque eles mostram nos programas de televisão que não sabem nada de geografia e de história, imaginem de economia, de sociologia ou de desenvolvimento e respeito humano...

O nordeste é feliz! Temos lindas praias e sol o ano inteiro!

É nosso o frevo pernambucano, o carnaval de Salvador, o Rei do Baião - Luis Gonzaga, a carne seca, o Rio São Francisco e as melhores frutas regionais produzidas para a exportação, para exportação também temos artesanato, culinária, artes e artistas, ginga, mão de obra qualificada porque já existe nordestino na NASA! Em toda parte do mundo tem a presença do nordestino, do nosso tino de humor, da nossa sina de gratidão, de honestidade, de respeito ao próximo, de não guardar ódio ou mágoa...

Daqui também saiu o homem que mudou a história do Brasil, é aclamado pelos países vizinhos e respeitado pelo mundo inteiro - Lula, o representante do povo brasileiro no mundo, na ONU, nas relações exteriores; da mesma região que nasceu o grande Paulo freire, o grande revolucionário da educação.

O homem que teve coragem de pleitear com os grandes coronéis e com as grandes oligarquias, que deu vez e voz a esse povo de luta e de história, que mostrou que a seca era uma industria de fome e de miséria, que trouxe dignidade, ousadia e possibilidade ao homem do campo, acelerou as pequenas cidades e fez cada um de nós nos percebermos que somos, podemos e a nós é permitido ter! Temos! Viva Lula e todos os programas criados pelo governo do PT.

Perder tempo com paulistano? Pessoas de identidades confusas? Não tenho tempo para isso, não tenho! Temos tempo apenas de dizer muito obrigado, Dilma! Sou grato porque fui um dos nordestinos, com orgulho, que contribuiu para a sua reeleição. Acreditamos que você ainda pode contribuir muito com o nosso progresso e como o nosso desenvolvimento. Aqui você é bem vinda, será bem acolhida e respeitada! Faça a reforma política necessária, continue com os programas sociais que continuam colocando o pão de cada dia na mesa do povo nordestino, faça a transposição do rio São Francisco, traga para cá mais escolas técnicas, mais pronatec, mais possibilidades e facilitações de geração de emprego para o nosso povo, para que a gente possa comprar mais passagens, andar mais de avião e ao invés de gastar na região que nos despreza, nos têm como o resto do mundo, a gente possa ir mais ali, nos nossos vizinhos, ou lá do outro lado do mundo, porque depois do governo do PT, pobre, nordestino, comedor de farinha e rapadura, pode usar perfume francês, usar roupas de marcas e viajar de avião para o outro lado do planeta!

Marcus Vinicius