A SOLIDARIEDADE...

De todos os sentimentos bons, sempre me emociono com a SOLIDARIEDADE, por significar uma identificação com a dor, a lágrima alheia... por transpor do ego e provocar a emoção diante ao próximo, o doar-se por se sentir igual, humano, sofredor, carente, necessitado de apoio. Por romper os diques da indiferença, do egoísmo, da distância, e ver-se no outro, que suplica, necessita da atenção...Este gesto magnânimo faz me crer na raça humana, com toda a violência, a descrença, o individualismo, o escárnio com as chagas que não se encontram em seu próprio corpo... A SOLIDARIEDADE é política, se estende ao coletivo, se mescla, confunde-se com o bem comum, mesmo que aparentemente seja a mão estendida ao irmão mais próximo, ecoa no social, reluz no compromisso... É opção em não se deixar calar, vencido pelo descaso, no comodismo do cada um por si, como se as carências fossem obras do alheio, nunca produto de uma sociedade indiferente, direcionada para isso, que nos incuti o salve-se quem puder, das mazelas de outros, cuidem-se eles. A SOLIDARIEDADE, é, definitivamente, o olhar tristonho, despido de sonhos, onde não se encontra apenas sozinho se não tiver ombreado com todos...Por isso, talvez, a felicidade seja sempre uma quimera distante, inacessível a este Mundo.