Democracia!!!

Imagine que você está em um barco e nesse barco além de você, tem mais quatro pessoas. Imagine também que as margens estão bastante distantes não sendo possível enxerga-las. Sendo assim, é necessário escolher um caminho para remar e então chegar em terra firme. Para escolher esse caminho é feita uma votação, três pessoas escolhem uma direção, você e outra escolhem uma direção diferente. Dessa forma a direção escolhida pela maioria é diferente daquela que você gostaria que fosse. Dentro desse cenário você tem três opções:

Primeira - Pular na água e assim prejudicar você mesmo morrendo afogado e ao restante das pessoas do barco com a falta da sua força para remar.

Segunda - Você não escolheu essa direção, então remará contra, atrapalhado quem escolheu seguir na direção escolhida pela maioria.

Terceira - Remar na direção escolhida e ao mesmo tempo ser a voz que discorda, sendo uma referência caso a maioria tenha no futuro dúvidas sobre a opção adotada.

Eu acredito que a terceira opção se refere ao real comportamento democrático e é esse comportamento que terei a partir da definição das eleições caso minha opinião não prevaleça nas urnas.

Apoiar as decisões democráticas apenas quando a sua opinião é a mesma da maioria, isso não é democracia, isso não é ser democrático.

Se a direção que eu escolher no dia da eleição não for a vitoriosa, então irei pedir uma coisa para você que faz parte da maioria que escolheu um caminho diferente daquele que eu acredito ser o melhor, por favor escute a mim e a todos que acreditam no que eu acredito, é muito provável que nosso ponto de vista pode colaborar bastante para aprimorar a direção do nosso barco.