Os corruptos da nossa sociedade

Atualmente, fala-se muito em corrupção, mas será que corrupto é apenas o político que desvia dinheiro público ou todos nós temos um pouco de corrupto?

Pensar em corrupção vai muito mais além daquilo que ouvimos constantemente sobre nossos políticos, nos diversos tipos de jornais. “Corrupção é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem do poder atribuído. "Corrupção" vem do latim corruptos, que significa "quebrado em pedaços". O verbo "corromper" significa "tornar-se podre"”. Sendo assim, a corrupção está perto de nós e não apenas no Congresso Nacional.

Somos corruptos em diversas situações, por exemplo, quando recebemos um troco a mais e ficamos calados, quando passamos por cima do direito do outros para chegarmos onde desejamos, quando observamos atitudes de exploração e simplesmente ficamos de braços cruzados, quando nos calamos ao observar que o nosso filho levou uma borracha do coleguinha para casa por achar melhor e mais bonita, quando fazemos cola no período de provas, entre tantas outras coisas.

A corrupção sempre existiu e sempre existirá. Desde o processo de colonização do nosso país ela está presente, basta observar como tudo começou. Os piores bandidos trazidos de Portugal colonizaram as terras brasileiras, roubando tudo o que foi possível. Encontraram aqui um paraíso e não uma prisão. A própria Igreja impôs uma religião dominadora e corrupta durante muitos séculos. Esta teve o poder nas mãos e fez o que quis, matou inocentes em nome de Deus e até vendeu pedacinhos do céu em troca do perdão. Os indígenas e africanos foram as maiores vítimas desses absurdos, pois foram dominados, explorados e massacrados por pessoas que só pensavam na satisfação pessoal. Não há nada que apague esse período infeliz da nossa história.

É muito fácil acusar o partido A ou B de corrupção, exigir leis mais rigorosas para punir os corruptos e fechar os olhos para as coisas simples do dia a dia, que também são exemplos de corrupção. De falso moralismo a nossa sociedade está impregnada. Precisamos de atitudes, e não de belos discursos. Precisamos de boa educação, pois ela é a solução da grande maioria dos problemas sociais. Precisamos construir uma sociedade diferente. De gente que promete, gente que faz. Gente que se preocupa com o outro e propaga a justiça e a paz.

JÔSE BARBOSA
Enviado por JÔSE BARBOSA em 25/10/2014
Reeditado em 01/10/2022
Código do texto: T5011503
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.