Sobre Flores e Cicatrizes
"Colher as flores que nascerem do asfalto, vamos todo mundo ninguém pode faltar", Os Engenheiros do Hawaii em sua música Pose (Anos 90) descreveram com exatidão o que os torcedores xavantes sentem com esse time de guerreiros e acima de tudo heróis que nunca desistem de lutar.
Hoje o Brasil colheu mais uma flor na distante e calorenta Brasília. Em um jogo daqueles que só o verdadeiro torcedor xavante com DNA de emoção e de superação conhece, o time perdeu no tempo normal para o Brasiliense, no entanto conseguiu vencer nos pênaltis e voltou para a Série C após quatro longos e penosos anos.
Uma flor maior do que as outras que o Brasil colheu a partir daquele triste asfalto da BR-392 onde sonhos e anseios foram ceifados naquele terrível acidente de 2009.
Contudo, uma nova geração de jogadores surgiu para dar alegrias a uma torcida até então triste e traumatizada pela perda de seus ídolos. Mas onde há grandes jogadores, há também um grande técnico.
Rogério Zimmermann. Um técnico que encarnou o espírito guerreiro do Xavante e soube como ninguém passar esse mesmo espírito para os jogadores.
Um espirito de luta até o fim. Um espirito de heroísmo e superação até o limite extremo.
E é por causa desse espírito guerreiro e dessa torcida apaixonada e fiel mesmo nos piores momentos que me tornei rubro-negro.
A conquista desse domingo fechou a última cicatriz daquele acidente e de todas as coisas ruins que aconteceram depois. São essas cicatrizes de guerra que valorizam uma grande vitória.
E como uma fênix, o Brasil ressuscitou de suas próprias cinzas e voltou para uma nova vida de esperança e alegrias.
2015 será um ano bastante significativo para o Xavante. Irá fazer 30 anos que o brilhante time de 1985 chegou as semifinais da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro colocando Pelotas no mapa do futebol brasileiro. E uma conquista como essa merece ser comemorada também com tudo o que se tem direito.
O caminho a percorrer ainda é longo e espinhoso. Porém, o destino é grandioso e recompensador.
Bravos guerreiros Xavantes, façam-nos sonhar!!!