O Anjo e o Diabo em nos!

E é quando, em silêncio, nos recolhemos e deixamos "passar um filme" de curta-metragem, sobre os nossos últimos dias, horas ... e o comparando aquele que projetamos lá atrás e percebendo que o roteiro foi outro, é que o encontro conosco mesmos, realmente, acontece! E ai podemos atribuir a classificação desse filme a categoria "drama" e, dependendo do final, também podemos adicionar; "baseado em fatos reais". E a propósito, me pergunto, por que será que todos os filmes que se baseiam em fatos reais, são sempre dramáticos, tristes, melancólicos ?!!! Será que ninguém tem uma comédia para filmar sobre a própria vida ??? Bem; mas isso já é um outro assunto!

O encontro ao qual me referia, a sós , cuja realidade é oposta àquela que imaginamos, sem que tenhamos ninguém a nosso lado, impedindo que os culpemos pelos "nossos" fracassos; algo que praticamente todos fazemos; nos deixa sem saída. E agora; como é que eu faço ? Como sair dessa inquietante sensação de frustração, de baixo estima ?

O jeito, talvez, seja ligar para alguém e desabafar mas... não posso!!!! Não; de jeito nenhum vou dar o "gostinho" a quem seja, de me ver por baixo... Ah - isso não !!!!!

Bem, então vou beber; tomar um porre daqueles mas e amanha ? Como é que vou chegar no trabalho; com cara de ressaca? Não; isso também não!

Nesse ponto, as escolhas se reduzem a um nível perigosamente baixo e, inevitavelmente, temos que admitir que não somos tudo aquilo que pensávamos ser ou os outros; "aqueles que nos levaram a tal situação", talvez não sejam tão tolos como supúnhamos. Uma série de pensamentos nos assaltam e, por mais que nos esforcemos para pensar em assuntos mais leves ou menos enfadonhos, o nosso ego ferido não nos permite. O nosso "diabinho" não aceita ser vencido e o combate com o também nosso Anjo Bom que, felizmente; acreditem ou não, todos temos; tem início e tudo isso... dentro da nossa cabeça!!!! Meu Deus!!!!!!! Não agüento mais!!!!!!!

Mas, com muita luta ou sem ela, alguém sempre ganha enquanto outro, perde! Mas, apenas a luta daquele dia e, portanto, cansados e vencidos, podemos tentar adormecer e, dia seguinte, recomeçar.

Se partirmos para o próximo, do ponto que paramos no dia anterior, naquele em que reconhecemos haver errado e nos decidirmos a, pelos menos nos esforçar para não incorrer no mesmo, certamente que a noite desse novo dia e mesmo sozinhos, teremos um agradável reencontro conosco e o filme poderá até ser um drama, porém denso; daqueles que nos levam as lágrimas mas de alegria, de satisfação de haver participado de uma nova batalha e tê-la vencido. Nessa noite, o filme que assistiremos será, rigorosamente, igual aquele que planejamos.

Não há muitos segredos na vida; essa vida nossa de batalhas diárias. Os confrontos são intermináveis, digladiando-se dentro de nós, permanentemente, os Anjos Bons e os outros... "diabinhos". Vencerá aquele que alimentamos com as nossas atitudes!

Leandro JP Sousa
Enviado por Leandro JP Sousa em 22/10/2014
Reeditado em 23/10/2014
Código do texto: T5008451
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.