Quem são os verdadeiros animais irracionais?

Quanto mais eu vivo, mais eu gosto dos animais. Sem dúvida, eles são melhores.

Dificilmente um animal abandona a sua cria ou a maltrata. Eles não são seletivos, muito menos egoístas, apenas querem um pouco da nossa atenção em troca de companhia, lealdade e amor.

Lembro, com saudade, de todos os meus cães e gatos, que já morreram de velhice ou foram assassinados por algum infeliz. Cada um marcou a minha vida, desde a infância até hoje, com atitudes simples, mas preciosas. Não trocaria nenhum deles por determinados seres humanos.

Engana-se quem pensa que os animais não têm sentimentos. Eles sentem quando estamos alegres ou tristes e sofrem com a indiferença e o descaso. Oferecem muito e exigem pouco.

Infelizmente existem pessoas insensatas por aí, cometendo coisas absurdas, sem uma explicação lógica, e ainda são chamadas de seres racionais. É muito contraditório, não acha? Quando fazemos uma comparação, observamos que o ser humano é, dos mamíferos, o que mais mata a sua própria espécie.

Seria ótimo se aprendéssemos com essas e tantas outras lições. Certamente seríamos mais humanos.

JÔSE BARBOSA
Enviado por JÔSE BARBOSA em 22/10/2014
Reeditado em 19/01/2021
Código do texto: T5007621
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.