A violência em nós
 
O que gera essa onda de violência que vemos constantemente nos jornais, TV e rádio? Somos seres dotados de razão e mesmo com todo o potencial de raciocínio e lógica optamos pela agressão, pela violência, para quê?

Temos um instinto agressivo, isto é fato, nos primórdios da civilização, precisávamos deste instinto aguçado, pois dele dependia nossa sobrevivência; era necessário caçar e sobreviver em ambientes inóspitos e para tal usava-se a agressividade no sentido de lutar para conseguir alimentos e abrigo. A humanidade evoluiu, criamos máquinas de matar, houve guerras, desenvolvemos agentes químicos e biológicos para aniquilar outro ser, enfim nos tornamos refinados até quando agredimos.

Somos assolados por uma enxurrada de notícias sobre violência e muitos de nós, já sofreu na própria pele a agressividade de outro. Nos estádios e saídas de jogos de futebol a violência impera de forma animalesca, são casos terríveis de pessoas espancadas e até mortas, por torcidas organizadas.Os assaltos e ataques a ônibus também viraram uma constante, e tudo isso cresce com a leniência do Estado.Um exemplo é a cidade do RJ onde os bandidos atacam e fazem o querem mesmo com UPPs e o cidadão fica refém da violência.

A violência também ficou tecnológica, hoje temos as redes sociais impregnadas de comentários ofensivos e atualmente em cenário político, temos pessoas que brigam, ofendem e destratam outras, só porque esta não concorda com seu ponto de vista ou prefere outro partido.São cabos eleitorais brigando e se agredindo, assim como os candidatos.

No âmbito doméstico também temos exemplos estarrecedores, assim como é o caso do garoto Bernardo (Rio Grande do Sul), que foi assassinado pelo pai e pela madrasta, enfim casos não faltam a violência está aí exposta sem nenhum pudor.
Evoluímos sim, mas trouxemos conosco um instinto predador, uma necessidade de agredir e impor nossa opinião mesmo que seja na força. A solução, confesso que não sei, talvez o caminho seja educar e fazer que essa carga de agressividade seja voltada para outros meios, o esporte, a música algo que alivie essa tensão e provoque satisfação no indivíduo. Toda essa gama de situações que envolve a violência é bem conhecida de sociólogos, psicólogos, antropólogos e estudiosos das mais diversas áreas. Questões como a falta de atenção na infância, a pobreza, o bullying, morte precoce dos pais, separação, tudo é estudado,mas a violência continua, e não se vê nada a curto prazo, nem em políticas públicas , nem conscientização da população.

Chegamos a conclusão que a violência é atávica, ela está aí, será sempre parte do ser humano enquanto este não souber lidar com sua agressividade.