A AMIZADE

Diz que era uma jovem vaidosa que adorava um salão de beleza. Ela sempre procurava novos lançamentos de cosméticos e métodos para alisamento dos cabelos. Dizem que as mulheres não se arrumam para os homens, mas sim para as outras mulheres. O que corrobora com os cuidados excessivos com o corpo; pela utilização dos variados cremes, das massagens contra a celulite e estrias, e da grande infinidade de técnicas chinesas, francesas e japonesas. Qualquer salão de esquina apresenta novidades de deixar as mulheres mais atraentes. Ademais, o mercado brasileiro é promissor, pois emprega muitas pessoas, cria estilos e apresenta bons retornos financeiros no médio prazo.

Diante do exposto acima, lá estava a nossa moça vaidosa no salão da esquina, fazendo as massagens contra rugas, as unhas, e terminado o novíssimo corte de cabelo, que fora desenvolvido na “bienal do cabelo” em São Paulo. De repente, adentra pelo salão, e sem hora marcada, a grande amiga da moça vaidosa. Diante da situação inesperada, a moça vaidosa perguntou pra grande amiga:

- Arlete, gostou do meu novo corte de cabelo? Disparou a moça vaidosa viciada em salão de beleza.

Entre a pergunta e a resposta são poucos milésimos segundos de tempo. Todavia, mesmo antes da resposta, as mulheres já procuram adivinhar mais improvável e incorreta das respostas. Pra encontrar a verdade, não necessário ser polígrafo, basta detectar a linguagem corporal do interlocutor. Por conseguinte, os especialistas da arte de detectar a falsidade, ou melhor, “amigas falsas”, sugerem checar os seguintes atos corporais no interlocutor: esconder a boca, coçar o nariz, esfregar o olho, azunhar o pescoço, esfregar a orelha, dentre outros. Entretanto, a nossa manceba vaidosa do salão preocupara em antecipar a resposta, buscando as mais variadas conjecturas na sua “cabeça oca”. Como dizia vovó Miralda: “Cabeça vazia oficina de arrumar vento torto”.

De fato os pensamentos da manceba vaidosa se limitaram as seguintes as perguntas desconexas: Será que ela não gostou? Está muito curto? A cor não ficou boa com meu tom de pele? Será que achou brega? Joguei dinheiro na lata de lixo? Corte de cabelo estranho? Cafona? Sem sal?

Naquele momento, nos milésimos segundos, vem à resposta da amiga sincera e que conhece muito bem as amizades que tem:

- Ficou ótimo, acho que você fez maior lambança de sua vida! Digo mudança de sua vida! Falou a sincera amiga Arlete.

Osório Antonio da Cunha
Enviado por Osório Antonio da Cunha em 25/05/2007
Reeditado em 25/05/2007
Código do texto: T500636
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.