Sobre a meritocracia na educação
O problema em defender a meritocracia é acreditar que ela premia aquele que se sai melhor em algo e que isso é algo justo.
Sem levar em consideração que esse conceito deveria partir do principio da igualdade, principalmente a igualdade de oportunidades, e não desconsiderar isso.
O erro está no discurso que acredita que aquele que é exceção a regra, que conseguiu ser exceção, é comum. E que o seu feito é algo que todos podem alcançar. A meritocracia privilegia apenas o egoísmo de crer que se você conseguiu outro também consegue, não levando em consideração a discrepância de oportunidades.
A meritocracia é o egoísmo disfarçado de boa intenção.
No caso da educação como se pode privilegiar o aluno que se sai melhor, se ele as oportunidades entre ele e outro foram diferentes? Se a vivência é outra? Se as experiências são outras?
A meritocracia educacional desprivilegia ambas partes. Desestimula o aluno que vai mal o fazendo estagnar, e estimula em excesso o outro, tornando-o hipócrita suficiente para segregar o outro. Estimulando a competição desleal, e a segregação, isso é tudo que o Brasil não precisa agora.