COMPORTAMENTOS
COMPORTAMENTOS.
Sempre estamos preocupados com nossos comportamentos diante das pessoas. O que vão pensar de nossas atitudes, se vão julgar bem ou mal, se as críticas serão construtivas ou destrutivas. Em cada ação ou decisão que tomamos cotidianamente, pensamos em primeiro lugar no julgamento que vão fazer da gente. Mas na verdade quando assim agimos estamos primeiramente nos julgando. E isto é uma forma de insegurança que carregamos em nosso interior. Não somos perfeitos é claro, mas buscamos a perfeição a cada segundo que vivemos. Por que então nos preocupamos com o que as pessoas vão dizer da gente? Por que nos sentimos diminuídos quando pensamos como elas vão nos julgar? Todos nós temos qualidades e defeitos e não nos cabe julgar quem tem mais ou menos, pois, se assim pensarmos ou agirmos estaremos colocando nossos próprios defeitos acima de nossas qualidades.
Não deveríamos nos preocupar tanto com o que julgam de nossos comportamentos, mas sim de como vamos usá-los. Deus criou o Homem para ser livre e viver feliz conforme a sua própria vontade, desde que respeitando os limites do próximo. Então por que a preocupação de um julgamento quanto aos nossos comportamentos? São perguntas que devemos ter o discernimento necessário para nós mesmos respondê-las. Só nos sentimos de bem com a vida e conosco mesmo, quando fazemos aquilo que realmente queremos. Para o nosso ego e até o superego é uma fonte de energia para que o nosso organismo trabalhe melhor. Sentimos algo inexplicável, uma vontade imensa de criar asas e voar. Nestes momentos, sentimos uma força de espírito incomparável.
Comportar-se de uma maneira diferente da que você está acostumado só para agradar as pessoas não é o ideal. Nós devemos sempre nos sentir a vontade e muito bem em qualquer ambiente que estivermos, e claro, usando sempre de toda simplicidade, humildade e respeito para com todas as pessoas. Jamais devemos nos constranger por opiniões contrárias e degradantes que nos fazem sentir como seres humanos de última categoria. Lembre-se sempre que perante Deus somos todos iguais e temos os mesmos direitos neste Planeta. Na balança do Criador temos o mesmo peso. Basta que para isso, respeitemos os direitos do próximo e assim seremos respeitados.
E para entendermos o que realmente seja comportamento de nós seres humano é preciso também entender as atitudes de cada pessoa em suas comunidades. Não podemos menosprezar certas opiniões que venham a nos criticar, porque às vezes a conduta em uma comunidade ou meio de convivência familiar e até mesmo profissional, é entendido de um modo bem diferente do que estamos acostumados. O que nós precisamos é tirarmos proveito daquilo que é bom para a nossa vivência e a de nossos familiares. Pois, nem tudo que é criticado maldosamente é destrutivo, e sim muitas vezes nos alerta para um mal maior que poderá vir a acontecer.
A nossa vida é construída de várias maneiras e de vários seguimentos. Cabe a nós escolhermos o melhor modo para encará-la, sem prejudicar o nosso próximo. E através de nossos comportamentos perante a sociedade é que demonstraremos o sentido certo para vivê-la em comunhão de bem com todos e principalmente com o nosso Deus Criador de todas as coisas. Comportar-se bem perante as pessoas é o ideal, não importam as opiniões contrárias. E perante Deus melhor ainda.
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!
Ailton José Ferreira
Membro da Academia de Letras de Pará de Minas – Cadeiranº 07
Policial civil aposentado, Bel. Direito, Pedagogo, Escritor e Educador.
ailtonferreira_assepam@yahoo.com.br
inspetorailton@gmail.com
BLOG: www.literaturaparademinas.webnode.com