Cidades Antigas I
Na éopca das cidades-estados gregas, uma delas se destacou pelo seu expansionismo, apesar de sua vocação agrícola. A história de Mégara é tão intensa e brilhante como a de muitas outras cidades greco-antigas, sendo ela própria o principal motivo da tão famosa Guerra do Peloponeso. O seu expansionismo se destacou justamente na fundação de colônias agrícolas que "sustentavam" a cidade. Segundo a mitologia, em certa ocasião entendeu-se a necessidade de colônias mais produtivas. Foi então que uma consulta ao oráculo de Apolo foi fundamental para orientar a escolha do local de uma nova colônia de Mégara. Mito ou realidade, o fato é que tal colônia foi muito próspera, tanto pela fertilidade das terras quando pela localização junto ao mar o que favorecia a pesca.
Ainda tateando a mitologia, da União de Zeus e Ló (princesa de Argos) nasceu Keroessa. Keroessa foi heroína na transformação da próspera colônia fundada pelos homens de Mégara em cidade. Seu filho Bizas, foi o primeiro rei, aliás a ele deve seu primeiro nome, Bizâncio.
Bizâncio diante da inóspita e beligerante região a que pertencia passou a ser o principal ponto de ligação entre o Mediterrâneo (Via Mar Egeu) e o Mar Negro. Para que nos situemos, o Mediterrâneo banha Europa, Africa e Oriente Médio e o mar Negro, o Norte da Turquia, Romênia, Ucrânia, Russia, etc.
Pois bem! Isso só fortaleceu o reinado de Bizas e o enriquecimento da cidade.
Após ser sitiada e quase destruída pelas forças romanas, Bizâncio foi reconstruída e rebatizada de Nova Roma, por Constantino em 330 DC. E em homenagem a esse imperador, após sua morte, passou a chamar-se Constantinopla. Isso mesmo, a imponente capital do Império Romano do Oriente que viria a ser, também chamado de Império Bizantino.
Palco de incríveis e acontecimentos desde tempos remotos, essa importante cidade veio a ser, por assim dizer, a capital do mundo, por volta dos anos 600 DC. Seu status de capital do império Bizantino não foi em nada diminuído quando conquistada pelos turcos em 1453. Pois a partir dai possou a ser a capital do novo e poderoso império Otomano, quando então foi rebatizada mais uma vez, recebendo um nome muito conhecido nos dias de hoje.Apesar disso o novo nome só oficializado em 1930, após o fim do Imperio Otomano, em 1922. Durante este Império, seu governante era o Sultão, reconhecido como Califa, o chefe supremo do Islã. Isso fez dela, também uma das principais cidades muçulmanas. Pela estatística atual é a quarta maior cidade do mundo, com quase 14 milhões de habitantes, perdendo apenas para Xangai, Lagos e Karachi, na China, Nigéria e Paquistão, respectivamente.
Pra quem não é dado à geografia ou história, estamos falando do objeto de consumo de todo turista moderno.... Istambul.