Pirataria – De quem é a culpa?

Há tempos estamos vendo artistas, produtores e empresários do ramo musical chorando por estarem perdendo dinheiro com esse hábito que conhecemos por pirataria. Mas o que nós achamos disso? Devemos comprar produtos pirateados ou devemos agir como se não tivéssemos nada a ver com isso?

Pirata é um termo que segundo o dicionário Aurélio deriva do termo grego peiratés e que significa entre outros ladrão, gatuno, sedutor, namorador, audacioso e tratante.

Desse modo vemos que exceto em algumas das grandes produções holywoodianas, não existe nenhum glamour na pirataria. Pelo contrário, é uma grande falta de respeito por toda e qualquer tipo de regra e respeito pelo outro e por sua propriedade seja intelectual ou física.

Então por que insistimos em cooperar com essa “indústria”? Será que temos noção do que pode acarretar a compra de um simples CD pirata? Não estou sendo aqui porta-voz da industria fonográfica ou qualquer outro tipo de empresários que se vêem prejudicados pela pirataria. Mas também não posso fingir que não vejo o quanto esse comércio está crescendo.

Há dias eu estava no centro da cidade do Rio de Janeiro, poucos dias antes do filme “Homem-aranha 3” estrear e já havia ambulantes vendendo o DVD com o filme. Isso nos leva a pensar em uma coisa: Se esses produtos caem nas mãos de piratas tão facilmente é por que alguém dentro das empresas deixa que uma ou duas cópias saiam.

Ainda tem outra coisa, o preço. O preço cobrado por um CD/DVD é um absurdo. Como alguém em sã consciência quer o povo que mal recebe R$ 400,00 tenha R$ 25,00 ou 30,00 para comprar um CD original ou R$ 50,00 em um DVD? Não estou com isso defendendo a venda pirata, mas pelo ao menos temos que aceitar que é praticamente inviável querer que os que ganham menos comprem CD’s e DVD’s originais.

Fala-se tanto em como é difícil produzir e vender de forma mais economicamente viável, mas se pararmos para pensar um pouco lembraremos de uma certa loja de departamentos, bem grande, diga-se de passagem, que quando quer coloca CD’s originais a venda por R$ 9,90. E muitos desses produtos são de artistas e qualidade indiscutíveis. E será que ela não está tendo lucro nessa operação?

Fica muito fácil vir a publico chorar miséria, dizendo que pessoas estão perdendo emprego e etc. e tal. Quando eles, as gravadoras/produtoras, jogam os preços lá nas alturas querendo, com isso, um lucro rápido e fácil. Sem pensar que com o avanço da tecnologia já é possível produzir CD’s e DVD’s com a mesma qualidade e com o preço bem mais em conta. Não compro e muito menos vendo produtos pirateados, mas sei que quando os grandes grupos começarem a aliar a tecnologia à produção o preço irá cair e com o mesmo nível de qualidade atual. Para que isso ocorra basta somente que esses empresários queiram e isso acontecerá. E conseqüentemente o comércio pirata vai acabar ou pelo ao menos, na pior das hipóteses, diminuir drasticamente.