Águia sem asas
Por sentir-se imprópria, pra desfrutar da vida, Águia sem asas apenas suportava sua existência torpe por lhe restarem os pés para caminhar. Enquanto todos à sua volta voavam, ciscava o chão como galinha, ave que não voa. Ajuntava penas que se lhe caiam quando das abençoadas manobras no céu, daqueles que foram mais agraciados por Deus. Guardava cada pena, na esperança de um dia fabricar as asas que Deus não lhe deu, e assim poder ter grandes sonhos e expectativas em sua vida, já que nada pode ser mais importante na existência de uma águia que o vôo.
Depois de muitos anos, quando faltava apenas uma pena pra completar a execução de sua obra, simplesmente as aves todas pararam de voar, e nenhuma pena mais caía do céu. Numa indignação indescritível a águia gritou: Deus! não é possível, você me fez aleijada, sem penas nas asas, e eu passei cada dia de minha vida ajuntando penas para poder voar e agora quando falta apenas uma pena você me impede, o que você quer? Me castigar por algo que nem sei? Ou quer apenas mostrar que você é quem manda? Porque você fez isso comigo?
Deus do alto lhe respondeu: Filha, nem uma coisa nem outra, mas é que tudo tem seu tempo. Enquanto você se ocupou de fazer tudo do seu jeito e no seu tempo, nem percebeu que as penas nas suas asas cresciam, e hoje todas as aves do céu pararam para assistir o seu vôo. Com certeza seu vôo será majestoso, pois não há nenhuma outra águia com asas tão grandes como a sua. Agora, para um pouco de olhar pro seu sofrimento, abre as asas que eu lhe dei e voe, porque só assim verá porque demorei tanto tempo para fazê-las.