Minha história de leitura

Minha história de leitura não começa como a de muitas meninas, com livrinhos pequenos, como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho ou os Três Porquinhos. A primeira palavra que li foi ‘uva’, aos sete anos de idade, lembro-me bem, foi uma festa lá em casa, meu pai tinha ido fazer compras e trouxe várias balas de diversos sabores para eu. A partir daquele dia tudo que eu via escrito, começava a soletrar. A leitura sempre foi minha companheira, depois que aprendi a ler, leio tudo que posso.

Morei toda a minha infância na fazenda, as condições eram precárias, de forma que não tínhamos acesso a biblioteca.Na escola rural os livros disponíveis eram apenas as cartilhas que eram distribuídas para nós alunos. Meus pais sempre me incentivavam na leitura, pois queriam que eu fizesse tudo o que eles não puderam fazer. O primeiro livro que ganhei, guardava debaixo do meu colchão para não estragar.

Ao me mudar para cidade, passei a ter acesso aos livros da biblioteca municipal. Lembro-me que para pegar um livro era necessário deixar um documento de um responsável, e nessas idas e vindas , acabei perdendo o RG da minha mãe. Até hoje leio gibis, mas gosto mesmo é de ler romances, crônicas, contos, poemas e poesias. Tive uma professora chamada Álida, que em especial, despertou-me para literatura, apresentando-me “O Tronco do Ypê” de José de Alencar, “O Menino de Engenho”, de José Lins do Rego, entre outros. O livro que mais me marcou na infância foi “A árvore que dava dinheiro” de Domingos Pellegrine.

Além de leitora, me tornei também escritora, tenho até algumas poesias publicadas em um site chamado Recanto das Letras. O gosto pela leitura me fez ser uma aluna caprichosa, dedicada e organizada. O tempo foi passando e minha sede por conhecer o mundo que eu não podia ver, foi só crescendo, tornando-me assim devoradora de livros.

Posso afirmar que a leitura faz parte da minha vida, com ela posso a cada momento crescer em conhecimento, na minha comunicação, minhas escolhas e na minha formação como ser humano. Espero passar futuramente para meus filhos e alunos a mesma paixão que tenho pelo mundo mágico da leitura.

Deda Crys
Enviado por Deda Crys em 14/10/2014
Reeditado em 14/10/2014
Código do texto: T4998577
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.