ADEUS AS ILUSÕES

ADEUS AS ILUSÕES

“Desejava ter comigo uma jóia de alto preço. Não tendo, porém, o ouro esse propósito, esqueço, mas tendo fé em mim mesmo, lembro-me, com razão de ofertar-lhes este livro, que me expressa gratidão”. (Trovas da Vida de Cornélio Pires.)

Cantada e decantada, sonhada e espalhada pelos rincões cearenses, tema de campanha política, lucigênita para o estado do Ceará, a refinaria de petróleo que seria a redenção dos alencarinos, foi surrupiada pelo presidente Lula. Tirou de nossas mãos e deu de presente, e mãos beijadas ao seu estado natal, Pernambuco. Promessa de campanha do próprio presidente quando aqui esteve, enganando o povo cearense, com sua demagogia barata e frustradora. Essa dolorosa nuance mostra a fragilidade da maioria dos políticos cearenses, que estão no ápice e cuidando dos interesses do Estado. Esqueceram a refinaria e para tapar a boca do povo, o sol com a peneira, prometeram à siderúrgica. Tendo como ponto forte sua instalação no Porto do Pecém. Petrobrás dá um chute no traseiro dos santos cearenses, que em ritmo de festival e alarde, acicatavam os cearenses com promessas mirabolantes que não passavam de verdadeiros traques. “Petrobrás descarta siderúrgica no Ceará”, alegando que empreendimento é economicamente inviável, não interessando à estatal, porque não existe sustentabilidade afirmou o presidente Sérgio Gabrielli.

Resta saber, qual a sustentabilidade que o estado de Pernambuco tem. O Estado vizinho não produz petróleo, gás natural e nem aço. O que produz em larga escala é a aguardente Pitu. Nunca fomos a favor da construção de um novo porto em Pecém! Resta-nos saber se o local escolhido tinha objetivos de beneficiar alguém! Acusar alguém, jamais! Mas como o país arqueja pelo efeito virótico da corrupção, devemos colocar as orelhas de pé, pois o que não é bom para nós é excelente para outras pessoas. Estavam cozinhando o galo! Esturricou. Pobres cearenses sofrem com o esfacelamento de seus anseios, ilair sem respaldos é comer peixe cosido na casa de japonês. Governador Cid Gomes reafirma compromisso do presidente Lula. Foram dez meses de negociações para fornecimento de gás natural para abastecimento da Ceará Steel. Apontou as causas da inviabilidade: a inexistência de aço; a inexistência de redutor; e mercado consumidor. O Ceará não possui nenhuma das três, concluiu Sérgio Gabrielli. Com a palavra os especialistas e projetistas que elaboraram tais estudos. Com caro de rato o senhor Sérgio Gabrielli ainda esnobou afirmando que o Estado possui uma dívida muito grande, isto é, não tem dinheiro em caixa para alavancar o projeto. Pelas conclusões de Gabrielli uma indagação vem à tona: o governo das mudanças mudou ou não o Ceará? Vamos atrás da força de nossos senadores, aliás, são dois: Patrícia Gomes e Tasso Jereissati.

Senadores é hora de mostrar porque foram eleitos pelo povo. Nós anseiamos por melhoras, é hora de arregaçar as mangas, pois já estamos cansados de promessas e de violência de todos os matizes. O Deputado federal Ciro Gomes sai em defesa do irmão, abre o verbo dizendo que Gabrielli parece um pintinho, nervoso diante do mercado internacional. Será Gabrielli ou Lúcifer o nome desse presidente da Petrobrás? Com a palavra o presidente Luís Inácio da Silva. Se olharmos para o aspecto político, outras prioridades mostram maior importância e cuidados: “Saúde pública na Santa Casa de Misericórdia está comprometida, segurança falida, infra-estrutura básica não existe, obras do Metrofor se arrastam e não há previsão de conclusão, Canal do Trabalhador depende de verba, açude Castanhão também, Porto do Pecém em situação idêntica, Ferrovia Transnordestina, BR/116 - obras paralisadas, ronda do quarteirão espera por licitação, transposição do Rio São Francisco só esperança, melhorias no Aeroporto Pinto Martins são esperadas. E aí, o que excogitar? Sinceramente a situação do país está tão caótica que soluções não vislumbramos mais. Cada um por si e Deus por todos.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 24/05/2007
Código do texto: T499771
Classificação de conteúdo: seguro