PALAVRAS CONTEM VIDA.

Ficamos muitas vezes por um período de tempo, sendo tolhidos pelas mais diversas opiniões, principalmente das pessoas que nos cercam. E na maioria das vezes, ou quase sempre, mudamos de ideias, de conceitos, e de metas, por causa das palavras que ouvimos. E isso não é nada bom!

Embora que ouvir conselhos, criticas, ou simplesmente uma orientação, seja de bom prumo. Bem como se faz necessário e também é digno, afinal, não somos os donos da razão e muito menos da verdade. Pois aquele que se acha a pessoa mais correta, e que a sua verdade é absoluta, é comparado a um fundamentalista radical, em todos os sentidos.

Mas, é preciso que nos cerquemos de prudência, porque muitas das vezes, trocamos “alhos por bugalhos”, e isso vai nos mostrar que estávamos no caminho certo, e o redirecionamos, por um lapso de concentração, ou mesmo de um plano que tínhamos certeza, ou pressupomos, que era o mais correto. E acabamos por nos nortear por algumas expressões.

Desde muito cedo, comecei a perceber, uma característica que eu não via em outras pessoas, ou pelo menos, ninguém havia me relatado algum caso parecido. E eu não conseguia discernir - provavelmente pela minha pouca idade – algo que só me causava estranheza.

Em certa ocasião, eu no inicio da adolescência, comecei a sentir a necessidade de ler e escrever poesias, textos, canções etc. e fiz varias. Tinha até um caderno para fazê-los, e isso acontecia em qualquer hora do dia ou da noite.

Daí por diante, por muitas vezes, eu tinha a sensação de que alguma coisa, ou algum fato estava preste a acontecer – uma espécie de premonição – só não sabia o que seria. E logo a seguir, acontecia alguma coisa. Eu sempre naqueles momentos percebia que começava a sentir uma sinestesia, e com isso, uma necessidade de ficar quieto, como se estivesse meditando, e após isso, era escrever, escrever e escrever.

E ficava com o olhar dirigido ao horizonte. Naquele momento eu sabia que alguma coisa estava sobrevinda - como se fosse uma previsão - e isso sempre se dava com uma precisão fantástica.

Com o passar do tempo, embora eu procurasse interverter estes sintomas, tentando fazer com que este insight fosse me esclarecendo, ou pelo menos me mostrasse o real fator que me provia esse dom, que me pudesse aclarar, pois eu precisava ter a idéia porque isso acontecia? Coisa de adolescente.

Varias pessoas da minha convivência, queriam que eu asseverasse que realmente aquilo era uma verdade. Começaram então a achar que eu era um sonhador, e daí forçar a minha mente a direcionar para estes efeitos. Com isto, comecei a fazer vários questionamentos sobre este fenômeno que me acontecia, e comecei a delinear que realmente eu era um cético.

Assim, aquelas sensações foram aos poucos desaparecendo, escasseando, até que por um passe de mágica, não mais os senti, e realmente havia imaginado que tudo era maquinação da minha mente em ilusão, ou até pela minha fase de adolescente. Isso tudo por ouvir conselhos e opiniões.

Passados alguns anos tudo retornou porem eu já com mais conhecimento, mais vivência, e por ter desenvolvido a escrita e a leitura, muito rápido vim a perceber, que aquilo era normal, veio para que eu pudesse desenvolver os meus conhecimentos de evolução, e deixei me levar, sem mais questionamentos. Com os quais lido até hoje, sem que tenha me causado qualquer problema físico ou mental.

Daí eu falar sobre conselhos, criticas ou orientações. É preciso muito cuidado com que se diz a uma pessoa, pois a palavra é criadora, e tanto pode nos elevar, quanto nos colocar bem abaixo do que pensamos. E até nos fazer acreditar que somos realmente céticos.

Hoje sinto uma necessidade enorme, tanto de ler quanto a escrever. Porque sempre somos levados á verdade para qual estamos prontos. E quando eu quero saber qual a verdade que está relacionada a mim, a alguma coisa, penso como me sinto em relação a ela. E isso me sublima.

Por isso, penso que as palavras nos ajudam a entender tudo aquilo que ignoramos, principalmente a nós próprios. E a nossa experiência, nos ajuda, a saber. Entretanto, há algumas coisas que não podemos experimentar, por isso, procuro outros meios de saber mais, e estes são os meus sentimentos e os meus pensamentos, que me trazem sempre às ocasiões e às pessoas especiais, que me ouvem, lêem e agradecem, e assim me sinto gratificado... É preciso ter muito cuidado com as Palavras. Porque elas contem Vida.

Marcus Paes
Enviado por Marcus Paes em 11/10/2014
Reeditado em 12/07/2018
Código do texto: T4995003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.