CRÍTICA !
Admitir falhas é algo que a maioria de nós tem dificuldade de fazer para os outros e, especialmente, para nós mesmos !
Por outro lado, fazer crítica é algo que fazemos com muita facilidade e, sempre, para os outros e jamais para nós mesmos !
Há um sem número de livros que abordam essas questões e diversas frases e pensamentos espetaculares. A mais conhecida é aquela que prega que "não devemos reclamar do lixo acumulado à entrada da porta do vizinho quando a nossa não está limpa" e foi pensada por um Chines e que não vendeu essa sua imensa capacidade de percepção por 1,99 ? Portanto, há, na China, mais que produtos baratos e cópias - não falta-lhes originalidade, inteligência, e a nós, mais uma vez, abunda muitas críticas ao que vem deles!
A outra e que, particularmente, gosto muito e sempre a pronuncio intimamente é a que a CRÍTICA É TÃO FÁCIL QUE QUALQUER IDIOTA É CAPAZ DE FAZÊ-LA !!! Essa é, sem duvida, fantástica e a coloco na mesma lista de uma outra que diz que "prefere-se loucos aos imbecis pois que os primeiros podem melhorar, já os outros, jamais !
São aforismos, na verdade e como tal, curtos. Nos permite, contudo, a reflexão perseverante porque muitos males que sofremos e que causamos, muita das vezes e sem nos darmos conta, tanto em nossas relações com a família e amigos quanto e, especialmente, no trabalho. Quantas doenças não tem princípio na inobservância disso. Quantos colegas ferimos e somos por eles vitimados; quantos "chefes" já não nos fizeram passar dias encolerizados e quantos funcionários, especialmente humildes, não destruímos com a nossa empáfia ?
Falhamos todos, diariamente. Criticamos demais. Nos olhamos de fora muito poucas vezes e quando o fazemos, percebemos somente aquilo que queremos porque a vaidade nos cega completamente. Não podemos errar; só os outros !!!! Se estamos tristes, se ganhamos pouco, se aquela promoçao não veio, se a esposa já não nos dedica a mesma atenção de antes, se o amigo já não telefona se a vida está dura; nunca nos questionamos se não esteve em nossas mãos evitar tais situações em lugar de atribuir culpa às pessoas e a Deus !
Não permitamos que a nossa saúde física e mental escorram pelos "ralos do conservadorismo e da autopiedade". Assumamos maior responsabilidade quanto às nossas próprias ações e, sobretudo, nos lembremos que, na falta do quê falar, melhor nos calarmos. Ouvir é, também, uma maneira educada de conviver com os demais e, também, um gesto caridoso.
Pensemos nisso !