Lotação Vida

Aquela velha máxima de abraçar mais, beijar mais, agradar mais a quem se ama enquanto ainda resta tempo, torna-se um fato irrefutável e perturbador, no momento em que se perde aquele a quem se deveria ter abraçado mais, beijado mais e tudo o mais.

É inegável que somos meros passageiros neste lotação chamado vida. É também inegável que o motorista, deste lotação, não brinca em serviço. Ele, o condutor, pega alguns novos passageiros todos os dias e despede-se igualmente de outros diariamente.

Alguns viajantes às vezes sentados ao nosso lado na poltrona, são passageiros tão queridos que quando dão sinal para descer, dá vontade de descer junto com estes, mas a viagem sempre continua e quer queiramos ou não, o motorista não dá explicações sobre porque alguns, mal entraram, e já estão nos deixando. Ou ainda, porque alguns desses nem se dão ao luxo de se despedirem, nem ao menos olham para trás. Dá uma dor lá no fundo da alma, daquelas que não se passa com um mero agrado, ou com a ocupação de outra pessoa que se assenta na poltrona deixada vazia. Dá uma vontade de pedir ao dono do ônibus que termine logo essa viagem de vez, para que possamos, quem sabe, em um ponto final reencontrar todos os que foram antes de nós. Porém, somos tão impotentes neste processo de opinar ou de tentar influenciar, ou ainda mudar os pontos de descidas desse ou daquele, que dá também uma vontade ainda maior de, às vezes, fechar os olhos e apenas deixar a viagem correr solta.

Não podemos. Não conseguimos, muitos mais são os que continuam na mesma embarcação que nós e que ainda dependem de se apoiar em nossos colos ou ombros. Muitos estão viajando em pé neste lotação, somente alguns poucos vão sentados e alguns desses ainda são displicentes e alheios às necessidades dos outros.

É! Desabafar com as palavras, às vezes, dá a sensação de que se está resolvendo uma “palavra-cruzada” enquanto se espera o seu próprio ponto de parada. Aquele em que você sonha que ao se abrir a porta para a sua descida, todos os que desceram antes, estarão lá fora, em algum lugar, apenas te esperando para dar aquele abraço a mais, aqueles beijos a mais e tudo o mais que em uma pequena viagem como a vida não seria possível saciar.

Harlen Ribeiro
Enviado por Harlen Ribeiro em 08/10/2014
Reeditado em 09/10/2014
Código do texto: T4992291
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.