A PROVA

Diziam “os bocas boas” que quando acontece a manifestação do além é porque não se consegue segurar a pressão por notas na universidade. Como de costume no dia de prova da disciplina “ferradora”, a professora separava as cadeiras, sempre intercalando os estudantes pra evitar colas ou olhares alheios. Os discentes precisam entender que professores também conhecem a linguagem dos sinais e a corporal, tendo em vista que os comportamentos suspeitos e previsíveis; “enrolar sanfoninha” ou mesmo o “sentar na colinha” são passiveis de serem descobertos. Ainda existe o mais manjado de todos, que é o balé das pernas, o compasso de abrir e fechar, que é notado até pelos transeuntes dos corredores quando as portas estão escancaradas.

Neste contexto, a professora distribuiu a prova “ferradora” e avisou que só aceitaria a caneta as respostas discursivas, quando foi interrompida por um engraçadinho do fundão que disparou uma pergunta:

- A prova é com consulta professora? Perguntou o sujeito do fundão.

- Pode sim, consultar Deus a qualquer momento! Respondeu a professora com tom de deboche.

A prova começara sem nenhum transtorno aparente. Entretanto com quarenta minutos de prova, como de costume começava o balé das pernas lá pelos lados da direita, enquanto que pelos lados da esquerda o ritmo era ditado pelo “enrolar sanfoninha”.

A novidade dessa vez na banda de forró era o novo vocalista. Ele acabara de chegar direto da ponte aérea do além, ou melhor, do “condomínio dos pés juntos” e se manifestara num coro tedioso, lá pras bandas do fundão. O canto desafinado foi tomando proporções espirituais, quando a professora achou até que era a música “Romaria” do Rentato Teixeira, cantada pela interprete Elis Regina. Diante da situação a professora se aproximou do cantor e perguntou:

- Você está cantando, cochichando ou ruminando meu jovem?

- “U.u.u.....Mizefir”, "Ogum iê!" "Okê arô!" "Odô-iá!". Respondeu o aluno cantor (já incorporado pelos guias espirituais) acompanhando o ritmo do “enrolar sanfoninha” e do balé das pernas.

Não dera nem tempo da professora escutar o restante da música, pois a turma saiu correndo e caindo por cima das cadeiras e mesas, enquanto o “pai de santo cantor” se manifestava durante a feitura da prova “ferradora”.

Na semana seguinte a prova foi devolvida para os estudantes e o nosso o “pai de santo” tirou nota zero. Não era novidade para os colegas, entretanto segundo a professora a situação estava sob controle, e que dá próxima vez o fulano não deveria:

- Incorporar o orixá “oreia seca” na hora da prova!

Osório Antonio da Cunha
Enviado por Osório Antonio da Cunha em 24/05/2007
Reeditado em 24/05/2007
Código do texto: T499226
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.