ELEIÇÃO. ANALFABETISMO POLÍTICO E GERAL. POBRE/ RICO.

A sanha do radicalismo sempre foi jogar em confronto rico e pobre, o analfabetismo político não consegue distinguir a desigualdade na igualdade, princípio humano do qual nunca se afastará ninguém, nem qualquer ideologia política alterará. Ninguém é igual, quem nasceu para a disfunção, o analfabetismo funcional, não chegará a perceber o fenômeno social nunca, nem que para isso faça força, seus limites não permitem. Com esforço sairá do nada para alguma coisa que não lhe trará a necessária luz de compreensão, somos assim, os humanos, alguns com mais condições de entendimento e a maioria menos. Se alguém deu um passo e entrou em uma sala aparelhada, pensa ter conhecido algumas maravilhas do mundo. Continuará a ser pobre, "em espírito". Esse é o analfabeto.

E passaram pelo mundo os que armaram, pela força, um sistema de cassação de liberdades que não funcionou, Gorbachev e Papa João Paulo II, pode-se dizer, enterraram o comunismo que faz Cuba passar fome nas filas, "mercados" vazios sem nada para ser comprado, quitandinhas com "gôndolas" que são tábuas podres, pode-se dizer, e não mercados, tudo em ruínas (meu filho é testemunha ocular, pois nunca eu iria em um local desses, foi para dar curso de "masterdivers" na ponta de Cuba, Maria La Gorda). Universitárias vivendo de prostituição com turistas, e refém o Estado de doações, inclusive brasileiras, o que coloca em passo de atraso também Argentina e Venezuela, aquela controlando papel de jornais para restringir livre expressão, esta com judiciário e legislativo sob batuta da ditadura "de fato", tudo com democracia aparente e, ainda, comicamente, também na Coréia do Norte que obriga a cortarem os homens o cabelo igual a do retardado que a comanda, comunista como não podia deixar de ser.

O capitalismo selvagem consome o consumismo, há de ser mais e sempre regulado, mas dá mais frutos inclusive abrindo as portas ao desempenho e disputa pelo mérito que o analfabetismo e a disfunção não podem acompanhar. Basta ver quem tem PIB de US$ quinze trilhões, os EUA, com todas as crises.Comparem-se os países e qualidades de vidas, o que foram e o que são, todos e o agora, E MAIS IMPORTANTE, COM LIBERDADE OU SEM LIBERDADE. É SIMPLES PARA QUEM NÃO É CEGO OU ANALFABETO.

Pouco, muito pouco, quando tem direito a muito, mesmo assim o analfabeto, por disfunção, se satisfaz, pois a esse universo um pouco melhor não tem como chegar, ao mediano, de educar-se, sua cabeça não permite.

No Brasil enveredar por essa escola que nunca obterá o que querem – controle da expressão e restrição de representação, pois é país estratégico para o Atlântico Norte do qual participa – a primeira condição é ficar cego e negar tudo, se crimes contra a administração em gênero são cometidos, todos, negar, como agora na Petrobras, o último entre tantos e principalmente não ter estudado na vida, gostam de apregoar o analfabetismo, e se muito quando falam, para falar meia-dúzia de bobagens.

Vanguarda para esse estágio mental é caminhar para trás, o avanço do atraso, ligar a bomba que já começa a detonar com estagflação, quando poderíamos estar libertos pelas riquezas que temos de todas as dependências econômicas se fosse minimamente correta e eficiente a gestão da coisa pública.

E quem vai mudar isso? A esperança, nunca o que se vê escancaradamente.

Será que não se percebe que a fome tinha que ser erradicada, assistencialismo necessário e fundamental, sem trocas por votos, como na Europa.

É preciso aprender com Ghandi que situa iluminadamente, principalmente os que se satisfazem com migalhas e ofertas anãs, e continuam analfabetos, sem nada enxergarem:

"NÃO POSSO ANTEVER, O DIA EM QUE NENHUM HOMEM SERÁ MAIS RICO QUE O OUTRO. MAS POSSO IMAGINAR O DIA EM QUE OS RICOS REJEITARÃO ENRIQUECER À CUSTA DOS POBRES, E OS POBRES DEIXARÃO DE INVEJAR OS RICOS. MESMO NO MAIS PERFEITO MUNDO IMAGINÁVEL SERÁ DIFÍCIL EVITAR DESIGUALDADES, MAS PODEMOS E DEVEMOS EVITAR CONFLITOS E AMARGURAS." GHANDI.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/10/2014
Reeditado em 08/10/2014
Código do texto: T4991536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.