ELEIÇÕES 2014 - MARINA SILVA, O OCASO DE UMA ESPERANÇA

Ungida com a aura da 3ª via, Marina se desidratou como uma flor perdendo o viço, até ficar ressequida. Suas certezas eram antes dúvidas, desmentidos, retificações, simulacros, arrependimentos. Não precisava sequer ser questionada por Dilma ou Aécio, feneceria por si só, atolada em tantas contradições. Querer ser presidente de um País no achismo, no chute e na inspiração ( talvez divina, como parecia reivindicar), é se demonstrar frágil, assustar os que pretendiam tê-la à frente das transformações. Falava em nova forma de pensar a política, e apresentava o ideário mais conservador e perverso, como a independência do Banco Central, acolitada por representantes do setor Financeiro, o mais antipático perante o grosso da sociedade. Capitulou em questões da intransigência com a causa dos homossexuais, a pedido do conservadorismo fundamentalista de evangélicos caça-níquel da população pobre e ingênua, não se defendia nessa causa que nos transformássemos todos em homos, e sim garantir a convivência com as diferenças, abolindo a violência contra os mesmos. A sua opção por ter lado neste 2 turno, desmonta, definitivamente, a tese de ser a possível 3ª via, pois apostando em A ou B, sepulta de vez, com pá de cal, a convicção de um novo caminho. Ambos candidatos, no entender de seu difuso discurso, eram partes da velha política, ela se alteava como a alternativa aos velhos. Ao reivindicar o fim da reeleição pensa antes na própria situação futura, e não na possibilidade de o eleito, se aprovado nas urnas, permanecer e concluir projetos que o curto mandato inicial mostra-se insuficiente. Ou seja, de olho em 2018, sem riscos de Aécio, caso eleito, permaneça por mais um mandato. Vejo que Luiza Erundina, o que resta de moralidade naquela agremiação (PSB), continuará exercendo o papel de uma quixote com seus ideais, como a personagem desiludida de quem luta com moinhos de vento, ao pedir coerência de liberar os eleitores, vê-se novamente solitária e preterida diante escusos interesses de bastidores da política rasteira.