HOJE, MAIS DOIS DEGRAUS
 
          Hoje dou mais dois passos no batente, ou degraus como preferir! Não sei bem se subindo ou descendo. Mas não importa muito saber para onde, importa é saber como estou seguindo! Na verdade há dias em que você sente um peso nas pernas, algo sobre teus ombros, então você pensa, tá difícil! Mas é exatamente isso que te faz subir, as dificuldades. Nascer já é difícil, mas faz parte da natureza, viver é outra história, bem mais complexa. Poderíamos até imaginá-la como uma grande ponte, a gestação, seu projeto. Assim sua vida vai se construindo, embrionariamente, com os materiais genéticos devidos partilhados, os agregados nutricionais e talvez um dos mais importantes componentes desta viagem, o amor! Quando se vem à luz deste mundo, estás diante de tua ponte, o teu caminho a ser percorrido. Deste lado da cabeceira, tu, do outro lado, o final! Neste íterem, as passagens e as experiências que tu recolhes nesta travessia. Portanto, este caminho se faz através de passos, sempre na direção do final, sem excessão. Existem momentos que subimos outros descemos, mas sabe o que é fantástico nisso tudo? A própria vida a ser vivida!

          Neste percurso, nem sempre quando estamos acelerando o passo, signifique que o fardo esteja proporcional a esta velocidade. Devemos convir que quanto maior a velocidade, mais detalhes perdemos do caminho, e assim, de repente, percebemos que tudo não passou de um sonho rápido, as abstrações envolvidas não foram suficientes para encantar. Aqui temos uma palavras mágica, encanto! É preciso estar-se encantado com a vida, com a construção histórica de seu percurso vital, com suas obras, com o outro que também faz sua caminhada ao teu lado, afinal, todos nós nascemos para este fim, atravessar a ponte!

          Existem dias especiais nesta travessia. Provavelmente, aquele dia que marca seu início nesta saga seja um dos mais especiais. Isso é muito importante, uma vez que dias especiais se tornam mais especiais quando compartilhados, principalmente com amigos. Hoje é um desses dias em minha travessia ponte à dentro. Então fico a pensar sobre todos aqueles materiais que me tornaram mais que um projeto, me tornaram esta obra inacabada diria, uma construção diária, em detalhes sutis, ora no controle ora sem controle, mas sempre na busca pela perfeição, ideal, uma força que até parece às vezes lutar contra a gravidade! Será por isso que nem sempre tenho certeza sobre minhas escadas, meus degraus? Não sei ao certo, mas tenho a convicta opinião que aos poucos vislumbro o outro lado da cabeceira da ponte, ao longe ou próximo, não sei dizer, não posso afirmar. Só sei que continuo meu caminho, construindo-me, historiando-me, procurando não perder meu rumo, solidário cada vez mais com meus propósitos, continuar seguindo e aprender valorizar aquele componente que parece ser o mais essencial e importante nesta vida que precisa dele pra ter sentido de sua existência, de minha existência, e da sua existência, o amor.
Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 06/10/2014
Reeditado em 30/09/2016
Código do texto: T4988888
Classificação de conteúdo: seguro