Eleições

Todos sabem que eleições movimentam uma grande soma de dinheiro, junto a isso a nação é chamada a participar do pleito, querendo ou não, acham positivo, é um momento que o país irá debater o seu destino ou que rumo político decidirem, errando ou acertando, a nação vai consolidando a sua democracia. Mas não vou entrar nessa discussão. O motivo desta é a movimentação financeira, as reuniões com candidatos nas casas dos subúrbios e também em casas de bairros tidos como classe média. É uma movimentação e troca de informações, listas com nomes de títulos de eleitor, essas listas valem ouro nas mãos certas. As donas de casa se reúnem, falam das novelas, geralmente a vilã ou ou vilão do momento e, claro, como está sua lista para tal candidato que irá se reunir com dona Aninha, ver se a lista tem bastante participante, outra ajuda na lista de dono Rita, que suplica a todas que a ajudem porque o deputado só paga se ver a lista e essa lista tem que ter nome, número do título, zona e seção de eleitor. Acredite, é uma batalha grande, de um lado o cabo eleitoral superfaturando a quantidade de eleitores para o candidato, as donas de casas tentando superfaturar a sua lista, do outro lado o candidato só aparece nessas ocasiões. É uma verdadeira comédia essas reuniões. Dona Rita traz o candidato, casa lotada, cafezinho e biscoito, o candidato fala sobre seus projetos que nunca realizam, os ouvintes aplaudem, o candidato sai satisfeito, dona Rita, ao que tudo indica vai receber do candidato o pagamento por sua lista e irá repassar uma parte do dinheiro a alguns nomes da lista, os outros nomes são apenas figuração, ela terá que contribuir e frequentar as reuniões de suas amigas, emprestando sogros, noras, genros, filhos, ou seja, a reunião tem que lotar e o candidato e o cabo eleitoral saírem confiantes que ali eles têm voto com certeza! E isso como movimenta e de certa forma eles ganham um dinheirinho às custas de determinados candidatos. Quando pergunto a alguns envolvidos nessas reuniões se es não têm medo da justiça eleitoral eles respondem: Claro que temos, mas é só os candidatos que podem roubar? e a gente não? e por que a justiça não proíbe esses candidatos que foram presos de participar das eleições? é ruim, hein? e tem mais, minha família não vota nesse candidato! só tiramos um pouquinho dele. É errado? Fiquei calado e pensando na antiga campanha da CNBB, que pregava a seguinte frase:Se lhes prometerem dinheiro, cimento e alimento, aceitem e não votem nele. Outro dia, após uma reunião na casa de uma dessas senhoras, perguntei a uma delas se ia votar no candidato. Essa foi sua resposta e foi uma das que mais aplaudiu o candidato: E eu voto lá nesse ladrão? e saiu rindo. O engraçado é que muitas delas e deles mesmos têm seus nomes em várias listas e dando apoio a vários candidatos ao mesmo tempo, tem casa que muda de decoração constantemente de acordo com os números de reuniões, é uma verdadeira ginástica eleitoral. Como todo negócio cresce e vai atraindo concorrentes, a dificuldade está em formar uma boa lista, pois todos querem tiram o seu e os candidatos estão criando dificuldades, cruzando as listas e vendo se os nomes não se repetem. Por ouro lado as donas de casa etão se adaptando às novas regras, o combate parece não terminar tão cedo.

30/09/2014

Genivaldo Ribeiro
Enviado por Genivaldo Ribeiro em 04/10/2014
Código do texto: T4987114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.