"É PRECISO AMAR COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHA.

Quem de nós ainda não passou pela dor sentimental de uma possível separação? Na maioria dos casos, costumam a serem tão angustiosos, quanto os sofrimentos da perda por morte de pessoas intimas. Revolve tão profundamente com a nossa autoestima que pode nos fazer enfermar, ou até entrar em desanimo. Por que será que magoa tanto?

Poderia ter vários pontos de vista. A pessoa quando percebe que será abandonada, sente o peso do sentimento de repudio. Este sentimento é acompanhado de pensamentos, que nos fazem litigar onde erramos, e que tipo de "defeito" teve ou temos, para que a outra pessoa tenha o pensamento de nos abandonar.

Sempre que a outra pessoa não nos quer mais, achamos que é porque tem que ter algo de errado conosco. O único recurso aparente pra essa nossa revolta, é que a outra continue conosco, para que assim, a sensação de que temos algo de errado seja aliviada. Porem é provável que se isso ocorrer, a tendência é nos tornarmos refém, e a nossa tranqüilidade ficar em poder da outra pessoa, pois a qualquer momento, esta, pode novamente, a qualquer tempo, querer romper o relacionamento.

Sempre que somos à parte rejeitada, ficamos em uma situação delicada, e tentamos fazer de tudo para agradar a outra. O que é contraditório, é que a medida que se procura satisfazer, mais a outra pessoa tem a tendência a nos depreciar, pois esse semelhante objetivo de set prazeroso a outra, é proveniente da baixa autoestima, e isso é logo percebido por ela, que procura se manter cada vez mais afastada, até já ouvi dizer que a mulher não gosta de homem doce, porque enjoa.

Mas, é conveniente gostar de ficar com alguém que não nos valoriza? Isso é uma das coisas que mais nos afasta da outra, porem, quem sofre uma rejeição, tem muita dificuldade em perceber essa ação contraditória. E de alguma maneira, caso venha compreender, consiste em comportar-se da mesma maneira, na expectativa de que o remédio funcione.

Penso que é preciso mudar radicalmente a estratégia. Todo o desespero para fazer com que um relacionamento se apazigúe, tem por trás, a sensação de que só vamos nos sentir de fato inteiros, apreciáveis, se a outra voltar atrás. Porem é claro que é pela falta de proteção, o excesso de admiração, e por esta insistência, ainda vamos correr o risco de ser chamado de “Doente”.

Já no primeiro passo a ser dado, para começar a por um fim com essa peleja, é reconhecer que todo esse desespero, vem do Amor que foi rejeitado pela pessoa que não soube entender esse nosso Amor, e essa é uma parte maior que ainda está dentro de você, mas que não é você em si, embora pareça que seja, isso por estarmos em total identificação com ela.

No entanto, devemos começar este processo de desidentificação com essa pessoa. E para isso, é preciso sentir, observar todos os pensamentos, e as emoções que nos surgem. Nada pode ser afirmado com uma certeza, para que se possa obter uma conquista, sem um sofrimento físico ou moral. Que isso vai machucar, sim, mas, ao mesmo tempo em que dói, vamos estar conscientes dos inúmeros sentimentos que vão brotar, sabendo que eles vêm da nossa própria consciência e que estamos cientes deles.

O que vou exprimir pode parecer que vá piorar o acontecido, mas é preciso agir, acredito que até funcione muito bem. Pois na guerra e no Amor vale tudo, assim que a pessoa começar a falar em separação, concorde totalmente com ela. Aceite inclusive todos os argumentos que a outra possa oferecer, e você deverá afirmar coisas do tipo: “tenho percebido que nós não combinamos mesmo, somos incompatíveis em diversos aspectos, você tem razão, é lamentável, mas é verdade, a solução é um desfecho...". E que seja com aquela expressão de franqueza, e sem qualquer embate, ironia, ou de querer se expor como vitima. Afirmo sempre em minhas escritas, que não existem vitimas nem autores.

É quase certo que a outra passará a ver você com uma pessoa segura, e isso trás muito mais sedução. A individualidade da outra, que antes se achava por cima e no domínio da situação, agora vai se apresentar instável, e certamente vai sentir a necessidade de contar com você, para ter a sensação de segurança outra vez. Quando você provoca uma confirmação nessa circunstancia, você desiste de competir e disputar, e assim, você para de fomentar a sensação de sofrimento. Com isso, você deixa de transmitir a sua imagem de insegurança.

A solução é sempre criar total aceitação e nunca resistência. A tudo aquilo que se resiste, persiste... Afinal “É preciso Amar as pessoas como se não houvesse o amanha”. (Renato Russo.)

Marcus Paes
Enviado por Marcus Paes em 03/10/2014
Reeditado em 28/06/2018
Código do texto: T4985481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.