A MENTIRA E A POLÍTICA .

São Tomás de Aquino, de família nobre e abastada, filho mais novo do Conde de Aquino, nasceu em Rocasseca nos finais de 1224. Existem histórias da anunciação de sua chegada que tomariam tempo. Seu melhor biógrafo foi João Ameal da Academia Portuguesa da História, em obra rara que me orgulha ter, legado de meu pai, editada no Porto em 1947, a última edição.

A vida de São Tomás sai das brumas dos mitos e lendas e entra na história com sua admissão como oblato em 1230 na Abadia beneditina de Monte Cassino, local tão conhecido dos brasileiros em razão da segunda guerra mundial e vizinho do berço do santo e filósofo, Rocasseca.

O abade Sinibaldo, a quem foi confiado, era seu tio e preceptor. Havia profecia do virtuoso Frei Buono quanto ao santo que foi seguida por seus pais, como a identificação dos Dalai-Lama. Foi a resolução de Landolfo e Teodora, seus pais, seria frade.

Precocemente Aquino se mostra taciturno e reflexivo. Já pesam em seu espírito, ampliando horizontes, as interrogações decisivas da metafísica.

Não é difícil descortinar que em breve espaço de tempo, diante de sua genialidade explicativa nas aulas e ensinamentos, surgiria de seus pares colegiais a inveja.

Perseguido, certo dia um de seus colegas, querendo diminuí-lo, advertiu aos outros que o pegaria em infantilidades de lógica, para demonstrar que não era tão inteligente como diziam, e chamou Aquino próximo a uma janela dizendo: Frade Aquino, venha cá na janela ver um boi voando, disse. Aquino se dirigiu a janela e perguntou olhando para o horizonte, onde? O frade seu colega , rindo, falou: dizem que você é tão inteligente, mas não sabe nem mesmo que um boi não voa. Aquino respondeu: achei mais fácil um boi voar do que um frade mentir.

Não é demais dizer, que hoje se aplica aos políticos a antinomia da resposta do gênio aquiniano. Com outro termo, desconstrução, é feita a política de reducionismo. Em suma. É mais fácil um boi voar do que um político dizer a verdade.

REEDITADO.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/09/2014
Código do texto: T4981319
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.