DECLARAÇÃO NOSTRA AETATE
A Nostra Aetate é declaração do Concílio Vaticano II sobre as relações da Igreja Católica com as religiões não cristãs com as quais se dá o diálogo interreligioso. O diálogo ecumênico é aquele que acontece com as igrejas cristãs.
É muito bom perceber o arejamento trazido pelo Concílio Vaticano II. Os frutos produzidos e oferecidos a toda a humanidade dá prova dessa abertura. Uma linguagem acessível. Um texto enxuto. O documento, por isso mesmo, é um convite certo à leitura. Mesmo daqueles que não professam a fé cristã: hinduístas, budistas (e todos os seus desdobramentos), judeus e muçulmanos, são verdadeiramente acolhidos conforme a declaração Nostra Aetate. Os homens de boa vontade sempre buscaram respostas à satisfação de suas necessidades na transcendência ante os enigmas que os afligem intimamente: de onde vieram, sobre a sua vida e, particularmente, sobre para onde irão, após a morte. Por mais que a revelação de Deus ao seu povo eleito seja contundente, não se pode ignorar a realidade das várias religiões não cristãs cuja antiguidade e existência atestam vitalidade e adesão de um considerável contingente de pessoas humanas, sujeitos de direitos e deveres. Pensar diferente é criar um cristianismo sem Cristo. Jamais fazer acepção de pessoas é a atitude que Jesus Cristo nos deixou como lição!
Reconhecer o outro é essencial. Sem essa postura, Deus é excluído de nossas vidas!