PORQUE É TAO DIFÍCIL AMAR?

É muito importante, e é essencial, o diálogo acurado nos nossos relacionamentos, muito embora, seja imprescindível saber, que uma interpretação será sempre unilateral, ou seja, cada um tem a sua, assim como acontece como os fatos, pois a significação é única para cada pessoa.

A compreensão é singular para cada ser humano. Por mais que as nossas intenções sejam as melhores, sempre será complicado conseguirmos uma comunicação perfeita, porque, é preciso entender que as sintonias dificultam as opiniões, e é raro estarmos completamente na mesma sintonia, ou na mesma evolução com uma pessoa, na maioria das vezes tudo é apenas aparente.

Quando escrevo meus textos, artigos ou poesias, é certo que para alguns, não haverá qualquer compreensão em sua essência, ou mesmo paciência para lê-los. É muito pouco freqüente uma pessoa se identificar com alguns parágrafos, ou até mesmo, em alguns aspectos, mas, isso é muito mais que normal.

Consequentemente, os nossos meios de alcançar um estado emocional que encontramos dentro dos diálogos nos nossos relacionamentos, é alguma coisa que vai muito mais adiante do que presumíamos como importante, somos e seremos sempre associativos, e o conceito de Amor existente em cada pessoa, é mais complexo, pois somente poucos conseguem encontrar dentro de si mesmo, o Amor Verdadeiro...

É preciso compreender que a complexidade sempre vai entravar os nossos caminhos emocionais, mas, é o que nos faz evoluir. É necessário passar por todas as experiências do dia a dia, porque nunca haverá uma fórmula ou até mesmo um manual, para vivermos um relacionamento sólido, bem mais condescendente e mais perenal.

Sempre acreditei que só o Amor bastava, e que é preciso ser dulcificante, termos perseverança, conhecimento, e resignação para encarar todos os obstáculos que se apresentam nos nossos relacionamentos Amorosos. Que é preciso suplantar obstáculos, tendo probidade, pois é certo que, mais cedo ou mais tarde, o nosso envolvimento com a pessoa, cujos defeitos e qualidades são inúmeros, vem nos cobrar o respeito devido.

E sempre é preciso lembrar, que ninguém tem a capacidade de modificar ninguém. Uma mudança só vai acontecer pela vontade de cada um, e deve ser ideada incansavelmente, pois é nela que descobriremos a nossa autentica a evolução, e a nossa felicidade!

Cada pessoa carreia o Amor a sua maneira, em algumas, muitas vezes não é forte o suficiente para tolerar, aceitar, e perdoar os parceiros de convivência. Todo conflito é gerado por atitudes impensadas ou até propositais, pois, muitos acabam interpretando erroneamente, qualquer que seja a tentativa de consertar alguma postura em que houve um pseudo erro.

E mesmo que estas intenções, baseadas no carinho, e na tentativa de ajudar, sejam recebidas com desconfiança, e continue gerando dessa forma, uma energia negativa, e conseqüentemente, um atrito. Tem que haver um experimento, e não uma resignação, pois perseverar é uma arte.

Ninguém está certo ou errado, é mais honesto dizer, que todos estão certos ou errados. Somos pessoas experientes, mas, que lamentavelmente, ainda estamos longe da autentica concepção, de como nos relacionar perfeitamente. Acredito até que, ainda não tenhamos uma réplica quanto ao verdadeiro sentido da palavra AMOR.

Amor é: Unicidade, Incondicionalidade, Afetividade, mas, não é certeza de que todos consigam realmente incorporar esse verdadeiro conceito, ou até mesmo vivenciá-lo. Porque é tão difícil Amar?

Marcus Paes
Enviado por Marcus Paes em 28/09/2014
Reeditado em 10/07/2018
Código do texto: T4979168
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.