Resgatei minha história familiar no Recanto das Letras.
O Recanto das letras é ponto de encontro. Aqui vivi maravilhoso resgate familiar. Só consegui escrever sobre o assunto agora, após seis meses, quando a emoção serenou.
Antonio Dias da Silva, meu pai, nasceu em Riachuelo, Sergipe. Aos vinte e poucos anos veio trabalhar em São Paulo, aqui se casou em 1932 e ficou.
Voltava à sua terra natal de dois em dois anos para visitar parentes de sua numerosa família. Em suas bodas de prata foi a Aracaju onde passou a viver todos os seus, e me levou; eu tinha então 6 anos.
Minha mãe, paulista, tinha apenas uma irmã e, um sobrinho que faleceu aos 30 anos.
Vivi sem conviver com primos, tios, ou padrinhos – meus pais eram evangélicos.
Em 2010 postei no Recanto das Letras, crônica onde dizia do meu orgulho por ter sangue nordestino. Uma colega leu e, ficou intrigada com o meu nome – Anita. Enviou-me um bilhete perguntando de que lugar era o meu pai. A partir de sua resposta, o resgate aconteceu! - Meu pai era primo de sua mãe!
Logo essa prima veio me visitar com o seu marido, dois filhos e sua sogra. Vieram a São Paulo, capital, para a formatura de um dos seus filhos, e aproveitaram para rever Praia Grande, onde haviam passado a lua de mel há 30 anos e, me conhecer. Presentearam-me com duas preciosidades: suas presenças e, o livro escrito por minha tia Anita Nascimento, sua mãe, de quem herdei o nome!
Quatro anos depois, eu fui à Aracaju, e fiquei hospedada na casa de Antonia Roza e José Teles, seu marido, ambos meus primos que, me receberam como uma rainha!
Nunca poderei ser grata o suficiente a Antonia Roza por me arrebanhar, apresentar aos outros primos de primeiro grau, incluindo Olga Meneses, que também escreve no Recanto das Letras, assim como nós três.
Obrigada Senhor por me permitir viver algo tão profundo e maravilhoso! Senhor abençoe os meus primos, seus filhos e minha tia que tive o privilégio de abraçar, e em breve tornarei a fazê-lo!