Foram anos difíceis e de humilhação
A escolha e decisão pelo tema do presente trabalho são devido a minha própria história de vida: Venho de uma família na qual a maior parte dos familiares, é analfabeta: meus avôs, meu pai. Minha mãe cursou até o segundo ano primário. Na época em que frequentei o curso primário, meus pais tinham que comprar meu uniforme e meus livros. Era com dificuldade que eles faziam isso, pois se não fosse à aula devidamente uniformizada, era impedida de entrar. Quando estava uniformizado, entrava, mas no momento da chamada o professor exigia que erguesse o livro, se não estivesse em posse do tal livro era colocado para fora da sala. Só podia entrar na aula quando comprasse o livro. Foram difíceis anos de humilhação. Não havia como ter igualdade. Os filhos da elite sempre tiveram mais condições e meios para estudar, podiam ir até a faculdade, ao pobres, restava apenas um curso técnico e com muito esforço dos pais e do aluno.(Fiz o técnico em Agricultura). Atualmente vejo que há um maior empenho em fazer com que a educação se estenda para todos: jovens e adultos e isso se estende até a faculdade que também tem pública.
Ainda falta muito para que se atinja o analfabetismo, contudo, vejo que muito tem se trabalhado em prol disso. Agora a escola é realmente para todos e os alunos não mais se sentem humilhados por não terem condições de comprar o uniforme ou material escolar, pois o governo oferece tudo. Acredito que se minha família nascesse hoje poderiam frequentar uma escola. Quanto a mim, voltei a estudar por sentir uma necessidade cada dia maior em adquirir novos conhecimentos, pois o mundo avança e exige que saibamos cada dia mais.