CURSO DE ETIQUETA

Comecei a receber pelo celular mensagens sobre um "curso de etiqueta". Pensei que fosse apenas anúncio. Mas como as mensagens continuaram seguidamente, passei a ler o conteúdo. Cada hora é uma lição, bem curtinha. No final tem o link do curso, para acessar “grátis”.

Dizer bom dia, por favor, com licença, obrigado é de bom tom. Atender ao telefone de modo alegre é sempre agradável. Não dê beijinho ao chegar para a entrevista de trabalho. Chamar alguém de senhor ou senhora significa que você acha a pessoa velha? Não. Esse é um tratamento respeitoso, não podemos chamar todo mundo de você. Não vá com roupa muito decotada para a entrevista de trabalho. Seja civilizado, dê a preferência a idosos, grávidas e portadores de deficiência.

Vai receber? Sempre tenha água à disposição dos seus convidados, bem como algumas bebidas sem gelo. Gelo e bebida não podem faltar, faça um bom estoque. Seja um anfitrião atencioso e suas festas serão sempre as mais desejadas. Mostre que está feliz em receber, ofereça uma bebida e deixe os convidados se aclimatarem. Para não passar a festa na cozinha, opte por pratos que podem ser esquentados. Prepare-se antes, não esteja descabelada na cozinha quando os convidados começarem a chegar. Responda A ou B: você vai dar uma festa, como está sua geladeira? A) cheia, já fiz as compras. B) vazia, farei as compras no dia.

Foi convidada? Caso tenha alergias ou restrições, avise. Quem só fala em dieta pode ser visto como chato, ainda mais num jantar. Mesmo com presentes clássicos como flores, tenha cuidado. Nada muito perfumado. Pense em lembrancinhas.

Levar comida a um almoço ou jantar na casa de alguém pode ser indelicado. Terminou de comer? Ajudar na cozinha, só se for muito íntima da anfitriã. É ok levar seu prato até a cozinha ou entregá-lo à copeira ou garçom. Não saia explorando a casa até achar o banheiro, perguntar não ofende. Se você levou as crianças e elas não se comportaram bem, vá embora e converse em casa. O bolo é o seu favorito e sobrou metade. Pode levar um pedaço pra casa? Só se for oferecido e a pessoa tiver como acomodar. Em geral o anfitrião não está preparado para distribuir marmitas, não crie saia justa. A festa está ótima, mas é preciso saber a hora de ir embora. Se o anfitrião estiver com cara de sono, é a hora.

É isso aí, agora noções básicas de comportamento chegam pelo celular sob o rótulo de Curso de Etiqueta. Por que será?...

(Eu sei).