MENSAGEM PARA UM (A) EX-

Acredito que a maioria das pessoas tem ex-, porem, a grande maioria não mais tem sequer uma informação sobre esses. Enquanto que outras parecem que se dão muito bem com o seu passado, que a principio parece de maneira comum. Falam com elas (ou eles), jantam com elas (ou eles), vai a festas com elas (ou eles), como se tivessem nascidos para ser apenas bons amigos, e nunca um casal. Mas, há aqueles que defendem uma teoria, de que relações de amizade entre gente que compartilhou um romance, não são possíveis.

Pois bem, todas estas pessoas foram ou que ainda são importantes naquela convivência, e a quem devemos trocar palavras, porem, tem outras tantas, que você deve permitir que elas pudessem desaparecer até mesmo das nossas lembranças, é o que podemos denominar de Naturalidade da Vida. Mas, se cada uma dessas pessoas do seu passado, fosse um pedaço da sua vida, é uma certeza que haveria vários pedaços que foram perdidos, e que muitas vezes nem temos ideia de onde estão.

E quando ficamos em um tempo exíguo com a mesma pessoa, sobretudo quando somos ainda muito jovens, nos causa uma permuta de grande transformação, e de aprendizado. Quem teve esses namoros na adolescência e na juventude, sabe bem como é. A gente cresce, adquire conhecimento e se forma sob o olhar da outra, e fica com a influência dela. Lembramos o jeito de transar, o jeito de gostar, o jeito de pensar e conversar. Esses valores nos deixam esponjosos, e nós absorvemos algumas coisas de quem está tão perto, e num período tão crucial, e importante da nossa vida.

Logo depois, quando no principio da fase adulta, ocorre coisa semelhante. É quando ensaiamos os passos essenciais na vida, terminamos a faculdade, descolamos o primeiro emprego, e vamos morar juntos na companhia de alguém que tem influencia, e partilha com as nossas escolhas. Os amigos sempre estão lá, é claro. E a família nunca deixa de ser importante. Mas, é essa pessoa que escolhemos entre tantas, e que vai dividir a nossa intimidade, e os primeiros momentos mais importantes da nossa vida adulta, e também quando estamos aprendendo quem somos e o que queremos, e a pessoa que está ao nosso lado, vêm nos ajudar demais, a moldar as nossas definições.

Isso vai também valer para os períodos posteriores da nossa vida. Em todos os nossos relacionamentos, essas pessoas sempre vão ter uma parcela primordial em tudo. Jornadeiam conosco, em nossos sonhos em eudemonia, nos divertem, trabalham conosco, muitas vezes são os nossos cuidadores. Nós não dimensionamos a importância dos dias, e noites de enlevo, que essas são pessoas a qual se conviveu, e que nos preencheram de alegria. Ninguém, a não sermos nós mesmos, posteriormente, avaliamos o quanto elas foram representativas para ambos.

Em uma das minhas opiniões sobre o tema Amor, digo que apenas as consequências perante o tempo, nos da à liberdade de avaliar a sua relevância. Muitas são as pessoas que passam pela nossa vivencia, e quase todas de um jeito meteórico, com algumas circunstancias imprevistas e quase acidentais, e, alguns anos mais tarde, por razão das nossas reminiscências que persistem em voltar, é ai quando percebemos a sua sobrevivência em nós, mesmo que tenham passado tão pouco tempo de convívio conosco. Claro que isso já ocorreu comigo, e sei que acontece com os outros tantos também. E isso significa que não apenas os longos relacionamentos são os que têm mais importância, mas, os curtos também podem ser imprescindíveis nesse aprendizado.

Enxergando de uma maneira mais dolorosa, durante a nossa vida, podemos enumerar uma lista grande de perdas, e acho que algumas delas são totalmente prescindíveis. É como se não soubéssemos como é o tempo, e como as amizades são importantes, e mesmo assim ficarmos a andar pela vida nos desgastando inutilmente. Assim, precisamos ter muito cuidado para não descartar relacionamentos que nos foram valiosos. Ter precaução ao rejeitar algumas pessoas que nos foram importantes. Não há tantas pessoas com as quais nos relacionamos assim numa única vida que possam merecer isso, mesmo porque cada uma dessas pessoas vai levar um pedaço dessa história conjunta, e da nossa história.

Tem pessoas que não conseguem por um fim nos seus relacionamentos, e que deixa todas as possibilidades de uma volta, com as portas abertas, mantem até o celular funcionando com o numero da outra. É preciso muitas vezes haver um total silênciamento e um retraimento, pois ocorrerá de se consentir que tudo termine e que se faça uma reciclagem nos seus sentimentos. Então, depois de todos esses aprendizados, as pessoas podem voltar a se relacionar com outras, de outro jeito bem diferente, pois é preciso lembrar que o tempo e a vida não param, e a fila anda mesmo...

Marcus Paes
Enviado por Marcus Paes em 25/09/2014
Reeditado em 20/06/2018
Código do texto: T4975347
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.