O PACOTÃO
crônica de VALDEZ JUVAL

Escrita em Novembro de 1998.
Com a devida licença, vou reapresentá-la “ipsis litteris”, sem qualquer pretensão política. ”EU SÓ QUERIA ENTENDER”.




Esta foi uma semana de “peso”.
Até um pacote apareceu para confundir muita gente.

E o pior de tudo é que não dá para entender um País que tem tanto dinheiro que lhe foi roubado ou que gasta tanto, não se preocupe primeiro em recuperar o roubo ou não gastar descontrolado e desenfreadamente, antes de pensar em elaborar qualquer embrulho.

O ladrão quando vai para a cadeia, só está esperando o dia de sair para usufruir o fruto de sua astúcia.

Os sonegadores – ah! os sonegadores, esses privilegiados do Brasil – já estão procurando como burlar ou se aproveitar da nova pressão fiscal!

E quanta gente passeando “á serviço”, com diárias que cobririam uma porção de folhas de pagamento!

E quantas obras que poderão encantar os olhos sem antes desencantarem as esperanças de um povo!

Controlar gasto público, gente, é um filme que todo mundo já viu.
E olhe que já viu muitas reprises mesmo sendo de cotação péssima.

A riqueza que se tem debaixo da terra é tanta que desde menino – e já faz muito tempo – que escuto dizer “o petróleo é nosso”, “o ouro é nosso”. E alguns políticos para aproveitarem a “deixa”, contestavam que debaixo da terra, ser nosso, pouco adiantava.

Pois é, tiraram da terra e desapareceram ou deixaram que o levassem daqui.

Pausa para uma reflexão: Só com o que já foi roubado e continuam roubando deste País... não poderíamos nos tornar livres e independentes?

Agora pergunto: E deixam? E querem?... Não é melhor para eles que continuemos pedindo esmola?

Tudo isto “encheu” o meu eu durante esta semana.

A minha cota de sacrifício para sustentar esta corja toda, já basta.

Durante vários anos esperei que a doença sarasse.

Não é só fazer a inflação baixar é também não deixar que o salário acabe.

E agora? Mesmo com o salário acabando, ainda vão tirar mais dele?...

É mais fácil... O assalariado tem comprovante do que recebeu, daí, tirar um certo pelo duvidoso, não dá trabalho.

Pacote gostaria de ver seria para recolher tudo quanto fosse de imposto que não foi pago, de sonegações que foram praticadas, de patifarias que se pinta por aqui.





 
valdezjuval
Enviado por valdezjuval em 23/09/2014
Reeditado em 10/11/2015
Código do texto: T4972966
Classificação de conteúdo: seguro