O peso da alma
Ele era um homenzarrão forte, alto, olhos azuis, pele avermelhada pelo sol. Não era de falar muito não!Mas agir...?Ah!Isso sim!
Eu era menina (faz tanto tempo....)porém me recordo e sinto um arrepio que nem é de frio,é de medo de terror.a vida passou contudo o pavor permaneceu.
Quando jogávamos bola na rua nas noites de lua, era tão divertido!Íamos dormir tarde brincando, porém se a bola caísse no quintal dele, íamos para casa chorando. Quando víamos a bola ir à direção do muro da casa dele, já prevíamos que não a teríamos de volta.
Desesperados, tocávamos a campainha e implorávamos. Mas... Nada!Noutras vezes ele aparecia com a bola em uma das mãos e na outra uma faca. Mostrava para nós e falava:
-Olhem aqui o que eu vou fazer!
E, ao dizer isso, dava várias facadas na bola, rasgava-a e só depois a jogava em nossa direção.
Ele era malvado. Na casa dele havia um pé de caqui. No mês de Março o pé estava repleto de frutas. Eram tantas!Ele não iria comer tudo aquilo. Então, tocamos a capainha e mesmo contra todo o medo que sentíamos daquele homem,quando ele apareceu na porta,pedimos todos juntos:
-“Seu” João, dá um caqui prá nós?
-Não. Os caquis estão verdes.
No dia seguinte, o pé de caqui estava na rua todo cortado e esparramado pela calçada.
E assim foi “Seu” João pela vida afora.
Falemos agora do dia que ele morreu. Foi o acontecimento da semana. Todos falavam dele no bairro. Sabe por quê?Porque naquele tempo se velava o defunto em casa, e, quem levava para a derradeira morada eram os amigos,mas “Seu” João não tinha amigos,Então os vizinhos levaram o caixão para o cemitério.E demorou TANTO, mas TANTO, pois o caixão estava muito pesado.Aí as pessoas diziam:
-É porque ele era muito ruim!Sua alma está muito pesada pelos pecados e malvadezas.O caixão foi trocado demão inúmeras vezes durante o cortejo e quando chegaram ao cemitério foi um verdadeiro alivio!Como ele estava pesado!
Nossa!!!Quanto será que pesava a alma dele???
Segundo, MacDougall a alma pesa 21 gramas.( Em 1907 MacDougall Para tentar provar que a alma existe e tem peso, o médico americano de Massachusets, pesou seis pessoas antes e depois de morrerem e constatou que o ponteiro da balança quase sempre caía(21 gramas).
Mas a de “Seu’ João devia pesar uma tonelada!!!!Era ruim demais da conta!