IRENE

Ela, IRENE, mulher.
Crônica de VALDEZ JUVAL


Regressando de uma pequena viagem, recebo na portaria do prédio um envelope contendo um exemplar de “Eu, mulher, mulher” da escritora e poetisa Irene Dias Cavalcanti.
Com emoção e alegria leio a dedicatória e logo na página seguinte, assim como em seu Discurso (Trajetória Literária) a autora me agradece como um seu primeiro editor.
O fato merece ser recordado quando no começo dos anos setenta, 1971 para ser mais exato, encontrei Irene e sua irmã que conversavam sentadas em um banco na orla da praia de Tambaú.
Era uma noite de lua a qual lindamente refletia a sua luminosidade nas águas do Atlântico.
Começamos a conversar o trivial, nossos familiares, etc. para, inadvertidamente, falarmos de sonhos, amor, fantasia.
E aí surgiu para mim a Irene poeta. E com prazer imenso fui ouvindo o que ela tinha para dizer. Foram várias poesias que em algumas vezes discutíamos o seu conteúdo e fazíamos comentários para melhor sentirmos a conexão dos atos e fatos declamados.
Não me contive e me ofereci para editar e publicar os seus poemas.
Ela quase não acreditou e já no dia seguinte me entregava os originais em meu escritório.
Cuidei daquelas folhas com muito carinho e ela escolheu o título: Eu, mulher, mulher.
Não tinha preço. Era uma troca do meu reconhecimento ao talento.
Hoje, repassando o que Irene já escreveu e publicou (Lirerótica, A menina do velho Senhor, O amor do Reverendo e O médico e a Noviça), relembro feliz aqueles momentos.
IRENE querida: sempre tenho você na conta de minha grande amiga, fazendo parte da minha confraria. Neste espaço, você será sempre a minha virgem grávida de ternura.


ALGUNS COMENTÁRIOS NO FACEBOOK SOBRE O ASSUNTO:

Elizabeth Miranda - Poucas pessoas, em poucas palavras, falaram tão bem , da nossa Irene! Mulher ,mulher! bravo!!!

Stella Wanderley - Encontro de dois talentos incríveis só poderia nos enriquecer cada vez mais. Você não me surpreende porque o acho um grande escritor. E sempre me deleito com o que escreve. Bom dia meu amigo.

Fábio Alves da Silva - Com esplendor, sempre em sua pessoa meu amigo Valdez Juval !

Vera Wanderley - Mulher incrível, amiga, sincera, carinhosa, super educada, sem falar no seu potencial literário e poético! Valdez Juval, vc em poucas palavras disse a grandeza dessa mulher .Parabéns!!!!!

Sonia Carvalho -  Irene faz parte do nosso universo literário, trata-se de uma poetisa reconhecida por todos nós, além de ser minha colega Defensora Pública, hoje aposentada. Palavras benditas ditas em reconhecimento ao talento da nossa Grande Escritora.

 
valdezjuval
Enviado por valdezjuval em 20/09/2014
Reeditado em 19/12/2019
Código do texto: T4968861
Classificação de conteúdo: seguro