É BOM OLHAR PARA TRÁS
Era um dos que olhava de viés para a Bolsa Família. Como tantos remediados achava excessiva essa assistência às classes desprotegidas. Não deem os peixes: ensine-os a pescar. Lema de egoístas e insensíveis.
Mas algo me fez mudar de ideia. Outro dia no supermercado, um casal maltrapilho. Uma criança no colo, mal vestida, descabelada, subnutrida. Parecia que há muito não tomavam banho. O casal estava perdido no meio das prateleiras. Pedia auxílio a um funcionário. Era a primeira vez que adentrava num estabelecimento como aquele, frisava. Dizia que tinha recebido ,pela primeira vez, o auxílio do governo. E só pedia coisa básica: arroz, feijão, macarrão. E via-se o contentamento na fisionomia. É bom olhar para baixo, às vezes. Reconhecer que a política faz algo de útil por vias tortas. E não ficar só atirando pedras numa Maria vai com as outras.
Para mim, não importa quem ganhe a eleição. Não vou votar e continuar nesta vidinha de remediado. É uma pena que aqueles que mais precisam não vão ler este artigo: são os analfabetos, não leem jornais e só procuram sobreviver o dia a dia. E já é uma grande façanha.
Membro da Academia Linense de Letras