NATUREZA E A NORMALIDADE

Quantos de nós já não ouvimos de alguém, frases tipo isto não é normal, isto não é natural.

Muitos em seu discurso de conceitos prontos evoca suas percepções por vezes tortas, sob estas pseudo verdades. Cabe então, uma reflexão sobre estas máximas.

Ser normal nos remete a ideia de norma, portanto, algo dentro dos processos humanos e é cabível seu uso pois de acordo com as normas vigentes, podemos classificar o que esta dentro ou fora delas. Se estas não permitem que alguém fume em recinto fechado, isto não é normal.

Ser natural é algo ligado a essência das coisas vivas e o ambiente que nos cerca, portanto fora de nosso controle e julgamento. A natureza não esta a mercê de nossas conjecturas. Bem pelo contrario. Ela constantemente nos prova que nos é que estamos sua disposição. Logo, esta empáfia que muitos tem de atribuir a antinaturalidade a coisas e ou situações que fogem ao padrão da normalidade é absurda e totalmente descabida. A natureza em sua essência é livre e transformadora. Constantemente em mutação, nos surpreende constantemente com coisas novas e incríveis, ou por vezes, devastadoras. Como nos podemos assumir um papel de determinar o que é ou não natural. Alias, dentro desta perspectiva, por vezes o ser humano não parece nada natural.

A naturalidade esta livre de qualquer conceito de valor moral. Ela nos vira na nascente do dia, quando as coisas surgem, proveniente da transformação de algo anterior e culminara no poente de tudo quando a morte a de transformar tudo, naturalmente em um novo começo, ou recomeço.

Ita poeta
Enviado por Ita poeta em 20/09/2014
Código do texto: T4968706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.