Preconceito
 

O mundo atual nada se assemelha ao que nossos ancestrais habitaram, hoje em dia temos tudo globalizado, on -line, e com tantas leis e estatutos que até nos confundem. Nossa sociedade exige que a convivência seja pacífica entre os povos, de qualquer nação e credo. Por vezes, nos assombramos quando vemos casos de preconceito seja racial, político e religioso. Por que o ser humano não aceita o outro como ele é? O que leva uma pessoa a agredir outra devido a cor da pele ou sua roupa?

O preconceito já matou milhões na Europa e Ásia, matou e mutilou muitos nos E.U.A e no Brasil além de matar já fez a desgraça de várias famílias.
Nosso país é de dimensões continentais e temos uma miscigenação de raças, que determina nosso povo. Só este fato já serviria para execrar o racismo em suas raízes, mas não é isto, há casos que a mídia expõe e deixa notório que o racismo existe sim, e este está na cultura do povo. Cultura esta de se achar melhor que o outro, de se colocar em posição privilegiada devido ao seu status, geralmente, HOMEM, BRANCO E RICO,tudo que foge à regra sofre preconceito, mulher, negro, pobre, ateu etc.

A partir do momento que estabelece um conceito, você já tem um pre - conceito, isto é perigoso, principalmente entre as crianças, por isso, nossa infância deve ser olhada com cuidado e as diferenças devem ser toleradas desde a tenra idade. A cultura se faz em casa é o berço da educação e da cultura de um povo, mas se não ensinarmos nossas crianças o respeito e a cordialidade, serão adultos reacionários e incapazes de se colocar no lugar do outro. Faz então, necessária a atenção à criança e ao que ela vivencia em família, escola e seus círculos sociais, bem como ao adulto torna-se imprescindível a coibição de qualquer forma de preconceito.

Cabe a nós, cidadãos, estabelecermos normas não escritas, mas de como um código de ética e moral, que nos levará a civilidade e ao bem estar de todos.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 19/09/2014
Reeditado em 29/09/2018
Código do texto: T4967697
Classificação de conteúdo: seguro