Democracia?

Democracia é quando o governante é eleito pelo povo. Mas a quantidade de votos também é proporcional à visibilidade do político, seja ela nas mídias, devido as coligações, passeatas, material de propaganda (panfletagem) e, é claro, não exaurindo, a quantidade de votos que consegue comprar. Triste, mas ainda existe, e muito. O partido vive de doações, e os principais doadores são as empresas. E essas, são beneficiadas com licitações fraudulentas, obras que provoquem externalizardes positivas em seus patrimônios, cabides de empregos, entres outros. Os parlamentares, quando não possuem empresas, devem favores aos que o ajudaram a se elegerem. Então, leis são criadas para proteger os que estão no poder, e também àqueles que ajudaram. O povo, que, na maioria das vezes, possui um nível educacional muito baixo, não consegue perceber, e se ilude com políticas públicas efêmeras e com jogo de palavras, não "enxergando" que o real interesse não é o bem comum, e sim, a elite financiadora da campanha, ficando, o cidadão comum, em segundo plano sem saber. Sendo assim, será que vivemos mesmo em uma democracia, onde o "poder" é popular e representado pelo voto? O capital privado não se preocupa com o bem estar das pessoas, só o lucro. Para mim, enquanto houver campanha financiada pelo setor privado, não haverá democracia, só a força do dinheiro em cima de uma população incipiente.