O ser não humano

O episódio ocorrido com o goleiro Aranha no Sul do país e com Ronaldinho Gaúcho e o político mexicano, expõe uma ferida que corrói a sociedade mundial chamada intolerância racial. Não nos esqueçamos de incluir nesta análise, outras modalidades de intolerância tais como a religiosa, étnica e a sexual.

Lamentavelmente alguns ditos " seres humanos" segregam pela condição social, formas de pensamento, cor da pele e outros motivos, incoerentes e intolerantes são fortemente disciplinados pela grande maioria da humanidade. No futebol estas demonstrações de selvageria estão visíveis devido a paixão agregada por seu time ou seleção, embora os torcedores queiram de algum modo ajudar os jogadores a descobrir formas de reação ao jogo adverso, inconcebível será utilizar- se de artifícios medonhos para motivar seu time ou seleção, menosprezando racialmente ou sexualmente o adversário.

Contra esse grupelho de hipócritas, guardamos na memória fatos como o apartheid na África do Sul, a segregação racial nos Estados Unidos, as Guerras Étnicas ao redor do mundo e outros fatos lapidados ao longo dos anos. Foi provado historicamente o mal que até hoje ações separatistas ou de aniquilação aos povos, foram capazes de produzir dizimando sonhos, objetivos de vida de centenas de milhares de pessoas globalmente.

A intolerância religiosa motivou milhões de execuções ao longo dos séculos por meio das inquisições, assim como as perseguições aos cristãos, outras religiões praticadas pelos povos incompreendidas por falta de conhecimento ou aceitação, sofreram incomparáveis retaliações motivadas por esta incompreensão, inclusive ameaças de morte, enfim, quando compreendemos as pessoas independentemente de sua orientação religiosa, purificamos nosso espírito contra a violência e aprendemos as diferenças com naturalidade.

Por mais que condenamos qualquer forma de discriminação, observamos na sociedade inúmeras situações criadas promovendo esta barbárie, tais como xingamentos ofensivos à raça de outrem, mesmo quando queremos brincar, piadas referindo ao posicionamento sexual e outros modelos discriminatórios.

O principal objetivo desta crônica, deve estar fincado nos absurdos cometidos pela humanidade no que tange a intolerância em todas as formas possíveis. Enquanto houver o "engessamento mental" dessa minoria aliado ao crescimento da violência, seremos obrigados a vivenciar a continuidade de cenas lamentáveis de selvageria em pleno século XXI.

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 16/09/2014
Reeditado em 17/03/2023
Código do texto: T4963993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.