AGONIA TUCANA

A debilidade dos tucanos para conquistarem o governo federal é evidente. Partido gestado por um grupo de "notáveis" fecundados em gabinetes, distribuíram o território feito feudos, em alguns reinam placidamente há décadas ( como em SP). Acontece que quando a disputa é maior, pela presidência do Brasil, eles são autofágicos, destroem-se entre si.

Na disputa com Lula,já havia cismas de "corpo mole" de tucanos mineiros,à candidatura Serra, a contabilidade parecia perfeita, afinal detinham os dois maiores colégios eleitorais do País, respectivamente SP e MG, Lula foi eleito. Na disputa pela reeleição de Lula, Alckimin, ligado ao falecido Mário Covas, contrariando todos da cúpula paulista ( leia-se FHC e SERRA), rompeu o cerco interno e lançou-se candidato, e, como era previsível, ficou sozinho, parece-me que o Aécio chegou a viajar ao exterior em plena campanha., o slogan em terras mineiras era Dilmasia ( mistura dos nomes Dilma e Anastasia, então candidato ao governo do estado), posteriormente, Serra foi ao cadafalso mais uma vez, vagando como zumbi, chegando à pieguice de cantar sozinho o hino nacional, como um soldado solitário e vencido, nos estertores de seus últimos programas eleitorais, perdeu de Dilma, então pouco conhecida, e o Aécio ? Apesar das sovas sucessivas, inclusive perdendo para o PT a prefeitura de São Paulo onde havia deixado o posto para concorrer ao Planalto,,Serra chegou a cobiçar a 3ª tentativa, sendo abortada pelos próprios correligionários mais próximos, enfim, com a interferência de FHC, apascentou-se a situação, não tendo jeito, engoliram o mineiro, Serra acomodou-se pleiteando o senado. Bem... hoje, quem está provando de seu próprio veneno é o playboy que não convenceu ninguém, alegando realizações em seu Estado, esquecido de combinar com seus conterrâneos para não mentir sozinho.De lembrança desta campanha insossa, além da tragédia do Eduardo Campos, ficará no anedotário o aeroporto público para fins privados e familiares da família Neves, ficará como piada quando na verdade deveria ser caso de investigação séria. Fede aos quatros ventos paulistas a negligência tucana contra o próprio candidato à presidência, sendo que o vice de Marina Silva, Beto Albuquerque, apareceu em recente programa de Geraldo Alckimin,, eterno governador paulista, visto que a candidata Marina, bafejada pelo infortúnio de seu colega de chapa, catapultada pela comoção popular, lidera as intenções de votos em terras bandeirantes. Desidratado em seu próprio torrão natal, onde pode chegar em 3º lugar, quando a estimativa era de uma vantagem de mais de 4 milhões de votos, assim como em São Paulo, considerado o berço tucano. Se é certo que Serra e Alckimin foram chamuscados nas eleições presidenciais, Aécio ficará para a história como aquele que rompeu a tradição da polarização entre PT e PSDB, chegando em 3º, deixando seu partido fora da liderança oposicionista..

C