Uma aposta chamada Marina Silva

O que está levando tantos a apostarem em Marina Silva? Ela tem uma larga experiência política, uma história de superação e luta pelo ambientalismo e, até agora, está livre de escândalos. Isso conta muito a seu favor mas, obviamente, não quer dizer que ela será uma grande presidente para nosso país, que está mais do que escaldado com os muitos escândalos e retrocessos do PT e, nos últimos tempos do governo Dilma, o escândalo da Petrobras promete fazer com que o do mensalão pareça quase insignificante. E, além disso tudo, nessa campanha eleitoral, vemos dona Dilma mentindo descaradamente, falando de conquistas que só existem no seu discurso.

Diante de todas as decepções, Marina Silva, substituta de Eduardo Campos, surge como uma aposta, bastante arriscada por sinal. Ela ataca ferozmente a corrupção mas, pensemos bem, qual é o candidato que não ataca? Todos os candidatos falam o que nós queremos ouvir, prometendo trazer mais saúde, educação, segurança e crescimento. No caso de Marina, ela ainda tem a bandeira do ambientalismo, que está na moda.

Sabemos que há a chance de que, uma vez alcançando o cargo, Marina não corresponda às expectativas. Porém, queremos arriscar, porque não estamos aguentando mais e preferimos dar um salto no escuro, dispostos a pagar para ver, porque sabemos que, muitas vezes, o mais sensato é correr todos os riscos para conseguir mudar. Há pessoas que têm dito:" Pelo menos, vamos tirar o PT do poder. Pior do que está não pode ficar". Lamentavelmente, sabemos que o que está ruim pode piorar. Mas também pode melhorar. E é pensando nisso que queremos apostar no novo, no que surge como uma chance de produzir alguma mudança significativa nesse quadro tão desanimador que estamos vivendo.

Ninguém espera que Marina Silva faça milagres mas, se ela se provar competente e honesta, já teremos muitos motivos para acreditar que o Brasil ainda pode se salvar dessa situação, ainda que devagar.