DECIFRANDO MEUS INCÔMODOS

A maioria das músicas cantadas pelos Beatles me afloravam um sentimento que incomodava, mas não era de nostalgia, nem de tristeza, parecia que ao terminarem o mundo mergulharia num imenso eclipse, embora isto me incomodasse eu as ouvia mesmo assim.

Fui atravessando ano após ano e as vezes eu pensava que uma análise, poderia desvendar tal enredo e dar-me chances de ouvi-los nostalgicamente ou até odiá-los, nem sei porque. Durante quatro décadas a análise foi o meu chão, primeiro de problemas que prejudicavam o sossego das pessoas e depois de sistemas, ambas de sucesso, mas comigo seria diferente, uma análise psicológica metia medo.

alguns meses depois de recebermos o sítio fomos despachar as bugigangas do que o proprietário anterior deixara numa velha marcenaria e depósito de guardados. Muito pouco para reaproveitar, muito para reciclar. Ensaca para cá, ensaca para lá, tudo acompanhado de rápidas espiadelas e em pouco tempo já havia um perfil das pessoas que ali habitaram por anos, parecendo que as crianças entrariam pela porta dando vida as palavras escritas naqueles cadernos, acompanhando cada época do crescimento delas, hoje homens quase quarentões. Cadernos, agendas escolares, algumas fotos, contas pagas, carnês, livros, talheres, copos, algumas panelas, material de pescaria, inclusive um lampião marítimo, este esperando uma pintura, uma mexa e um pouco de querosene.

Observei o lampião por alguns instantes e fui tomado por um sentimento de velhos conhecidos e cheguei a imaginar aquele objeto empoeirado aceso, iluminando as noites escuras, naquele instante como gostaria de ter sentado numa cadeira qualquer e calado agradecer a ele por ter ajudado a decifrar minha inquietude com os Beatles, que na verdade não era com eles, nem com as crianças que já não se materializaram, nem tão pouco com o velho lampião.

Pela chama que não havia eu viajei até meus nove anos frente a frente com um dos lampiões da minha infância compreendi que a chegada das noites trazia-nos a escuridão que era escassamente irrigada pela luz de alguns lampiões e candeeiros, junto com a escuridão chegava a Voz do Brasil, levando o Paulo Diniz e as músicas das paradas de sucesso, paradas que invariavelmente tinham os Beatles.

Remexer a quinquilharia revirou minha memória e reorganizou minhas lembranças, absolvendo os Beatles do que não eram culpados, permitindo que eu agora possa ouvi-los nostalgicamente e assim levantar-me do divã até a descoberta de outro incômodo.

ItamarCastro
Enviado por ItamarCastro em 09/09/2014
Reeditado em 28/09/2014
Código do texto: T4954851
Classificação de conteúdo: seguro