Perfil do Chato

 

 

            Não sou muito de criticar, descobri que é um hábito que nos conduz a fazer fáceis inimigos. Mas existem pessoas que são duras de suportar. A linguagem nos fez atribuir-lhes a alcunha de chatos. São aqueles que não desgrudam; que perturbam sendo insistentes e resistentes quando ninguém mais tem paciência com os mesmos.

 

            Procurei, em um esforço de memória, recordar de todos os chatos que conheci em minha vida. Descobri certas peculiaridades essenciais:

 

            1 ) O chato não sabe que chateia por mais incrível que nos pareça. A maioria dos chatos desconhece a própria capacidade da amolar possuindo uma boa imagem de si mesmo. Acreditam que não incomodam, que todo o espaço lhes pertence e se acham no direito de dizer o que querem, a quem bem entendem, em qualquer lugar e da sua maneira.

 

            2) É um mal-educado ou considera que educação é algo não essencial. Não se vê como um elemento que incomoda, mas geralmente como aquele que merece todas as atenções.

 

            3) O ego é muito inchado. Para ele o universo gira ao seu redor e não entendem como todas as outras pessoas não se apaixomam por eles. Acham que são excelente companhia e procuram tornar-se instantaneamente íntimos de qualquer Acabando de conhecer alguém, em dois minutos ou menos,  já pergunta: posso ir amanhã na sua casa? Tenha cautela e não diga que pode, por que o chato vai mesmo.

 

            Uma vez na sua casa ele mexe nas suas coisas, abre as suas gavetas, quer saber em quais bancos você tem conta, com quem namora, como é a sua vida nos mínimos detalhes.

 

            Acredite, o chato não quer saber disso para fofocar, mas para achar um jeito de atormentá-lo, o que muitos fazem por prazer.

 

            A vítima do chato pode ser qualquer um que não se encaixe no seu perfil, ou que ele enxergue como uma ameaça ao seu espaço. Sempre repugna os que pensam de modo diferente e procura uma maneira de ridicularizar todo aquele que considera como adversário.

 

            O humor deles é sensível e passam da zombaria à cólera em uma fração de segundo. E existe uma grande particularidade: ele odeia ser chateado. Perde a compostura e não raras vezes apela para as vias de fato. É o tipo de pessoa que ninguém suporta mais.

 

            Quando há uma rodinha no trabalho e ele chega, a turma logo se desfaz - essa característica é essencial para identificar o super-chato. Como é indesejado, acaba não sendo convidado para muitas festas, mas sempre dá um jeito de aparecer e ainda diz: 

- Eu sei que você se esqueceu de me convidar.

     Na festa conta piadas inconvenientes, passa uma cantada em mulheres acompanhadas, bebe demais, fala alto e se for aniversário não leva presentes – quando o faz geralmente erra no gosto.

 

            Não quero ser cruel com os chatos, muitas vezes acabamos sendo chatos sem querer, afinal, ninguém é perfeito e de chato e louco cada um tem um pouco...