DESCOBERTAS QUE TRANSFORMAM A VIDA

Algumas descobertas mudam nossa vida, na minha infância foram várias. A televisão era um artigo de luxo, ainda existia a censura, o acesso à informação era bastante complicado, então só contava com as informações dos mais velhos, além de minhas próprias teorias.

Ah! Mas foi difícil aceitar que não existia mar em todas as cidades, mais difícil ainda aceitar que existiam ricos e pobres, e que, a diferença entre eles era tão grande. Porém a descoberta que mais marcou minha infância foi à origem da lingüiça.

Desde que me dei por gente via-a pendurada em locais de destaque no Bar Elite ou na Mercearia do Maciel, lá estava ela, em gomos ou do tipo corda, mais escuras ou mais claras, mas sempre em destaque.

A situação econômica da época era desfavorável, mal podíamos comer arroz e feijão, quanto mais saborear uma iguaria tão nobre, porém um dia...o gosto confesso que não me surpreendeu, ela tinha o gosto que aparentava ter, mas a origem...

Jurava a qualquer um que me perguntasse que aquele produto era extraído de dentro do boi, daquele jeitinho, sem nenhuma interferência humana. A realidade é dura, relutei, tentei argumentar, não adiantava, a lingüiça era fabricada pelo homem, era falsa.

Minha desilusão foi tanta que nunca mais a olhei da mesma forma, ela tinha me enganado, aos cinco anos de idade não me conformava de ter formulado uma teoria tão errada.

Anos passam, erros se repetem, aos trinta comecei a descobrir como é feita a política no mundo, conseqüentemente, como nasce a miséria, a violência, a desigualdade, etc...

Nunca mais olharei a política da mesma forma.