Tudo é relativo

Uma vez, li por acaso uma fábula que nunca havia lido na minha vida, justo eu, que adoro lê-las.Não lembro seu título, mas recordo bem da história. Nela, as lebres sofriam por serem animais muito medrosos e haviam decidido se atirar no lago (ou rio) para morrerem e não terem mais que suportar seus problemas. Então, ao irem se precipitar nas águas, elas veem que as rãs, com medo delas, haviam se escondido nas águas e, vendo que existiam seres mais covardes do que elas, resolveram não mais se suicidar.

A moral da fábula é que sempre há alguém enfrentando problemas piores do que os nossos e, portanto, não devemos achar que somos os únicos a enfrentá-los. Pensei que seria bom que muitos lessem essa história simples, mas tão significativa, para pararem de achar que suas vidas são injustas e de agirem como se apenas eles sofressem.

É verdade que isso é relativo, porque sempre há alguém em situação pior ou melhor do que a nossa e não sabemos em que medida o problema de uma pessoa está doendo nela.Pode ser que uma pessoa que ache que não há ninguém sofrendo mais do que ela, ao ver nosso problema, diga a si mesma: "Puxa, minhas penas não são nada comparadas às dessa pessoa." E talvez a gente, ao ver outra pessoa, calcule sua vida e conclua que, afinal de contas, não temos uma vida ruim. E,pesando a vida como um todo, ela não é totalmente ruim nem totalmente boa, porque engloba o bom e o ruim, assim como nós temos o bem e o mal dentro de nós. Então, é melhor que não nos lamentemos por causa do que há de ruim nas nossas vidas e reconheçamos o que possuímos de bom.

Que ninguém pense que estou dizendo que, porque há pessoas em situação pior, é para nos conformarmos. Se pudermos estar melhor, por que não lutarmos para melhorar? Deixar de se lamentar não significa ficar numa posição de conformismo, mas lutar com alegria e otimismo. Querer viver melhor não é pecado, assim como admitir que há pessoas enfrentando problemas piores não deve nunca ser desculpa para nos tornarmos acomodados.